Município de Oeiras presta apoio financeiro aos primeiros oito comerciantes prejudicados pelas cheias

Município de Oeiras presta apoio financeiro aos primeiros oito comerciantes prejudicados pelas cheias

No dia 13 de fevereiro, o Presidente da CMO irá entregar os subsídios aos primeiros oito comerciantes, dos 21 que apresentaram candidatura ao apoio extraordinário criado pela autarquia para a recuperação da atividade dos operadores económicos afetados pelas intempéries de dezembro de 2022.

09 fev 2023
  • município
  • viver
  • investir
  • Investimento
  • Apoios
imagem aerea de Algés

A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder ao pagamento dos subsídios aos primeiros oito comerciantes, dos 21 que apresentaram candidatura ao apoio extraordinário criado pela autarquia para a recuperação da atividade dos operadores económicos afetados pelas intempéries de dezembro de 2022. Estes apoios financeiros, no montante total de 64.856,88€, serão disponibilizados mediante a assinatura de termo de aceitação. A entrega terá lugar na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 18H, no Gabinete do Presidente, Isaltino Morais, nos Paços do Concelho.

Aquando das intempéries ocorridas nas madrugadas dos dias 8 e 13 de dezembro, que deixaram o concelho de Oeiras fustigado pelas inúmeras inundações provocadas pela forte precipitação e agitação marítima sentida na região da Área Metropolitana de Lisboa, surgiram inúmeros pedidos de apoio, em especial por parte dos comerciantes locais, que se viram impedidos de assegurar a reabertura dos seus estabelecimentos ao público por incapacidade de fazer face aos prejuízos verificados. Tal verificou-se sobretudo na Baixa de Algés, que foi uma das zonas mais afetadas, onde a subida dos níveis de água invadiu habitações e espaços comerciais, impedindo mesmo a circulação automobilística e pedonal. 

O Município de Oeiras atuou de imediato, constituindo um grupo de trabalho com a missão de proceder ao reconhecimento da extensão dos danos verificados. Esta situação de carácter de excecionalidade exigiu ao Município a criação de uma metodologia de trabalho que permitiu levar a cabo, de forma isenta e equitativa, a minimização dos prejuízos, com o recurso a meios de instrumentos legais disponíveis, junto dos operadores económicos.

E para garantir uma resposta célere a esta situação, o Município de Oeiras decidiu criar um fundo de apoio financeiro de 1.5 milhões de euros, com o objetivo de garantir a sua comparticipação na reposição da normalidade da atividade económica e empresarial. Neste sentido, foi criado o “Regulamento de Apoio às Intempéries de Dezembro”, documento que regulariza a atribuição do apoio financeiro que o Município vai atribuir aos empresários locais afetados pelas cheias de dezembro, que foi aprovado em Assembleia Municipal, em 10 de janeiro de 2023.

O valor individual do apoio é calculado com base nos prejuízos sofridos pelos operadores económicos, que tiveram de apresentar um requerimento para o efeito. Os apoios que vão agora ser disponibilizados são concedidos de acordo com as seguintes percentagens: entre 20% a 50%.

Os restantes processos, os que foram apresentados requerimentos, estão a ser avaliados. 

Refira-se que as candidaturas mantêm-se abertas. A concessão do apoio previsto depende da apresentação de requerimento, mediante o preenchimento do formulário próprio que está disponível no portal institucional do Município em https://bit.ly/3DWvnoZ , apresentado preferencialmente por via eletrónica, para o endereço gatpi@oeiras.pt .