Equipas do Projeto SCORE reunem-se em Alicante

Equipas do Projeto SCORE reúnem-se em Alicante

As equipas internacionais encontraram-se na Universidade de Alicante (Espanha) para a segunda reunião presencial do consórcio

03 jul 2023
  • viver
  • Ambiente
  • Sustentabilidade

Decorreu entre os dias 14 e 16 de junho, a segunda reunião presencial do projeto SCORE (Smart Control of the Climate Resilience of European Coastal Cities), na Universidade de Alicante (Espanha), com a participação do Município de Oeiras.

Durante os três dias de reunião do consórcio, os líderes das tarefas apresentaram o progresso efetuado e os resultados alcançados no segundo ano do projeto (plataforma de partilha de dados; modelos climáticos; sensores de ciência cidadã; inquéritos geográficos; etc.). 

O Município de Oeiras participou em sessões interativas, o que permitiu a troca de conhecimento e a identificação de sinergias futuras com as restantes cidades integrantes do projeto. Apesar de cada cidade ter o seu próprio contexto, para o CCLL Oeiras (Costal Cities Living Labs - ‘laboratórios vivos de cidades costeiras’) foi possível identificar desafios semelhantes e debater soluções no âmbito do projeto SCORE.

Para o terceiro ano do projeto, está previsto serem disponibilizadas novas ferramentas e recursos, e estão já planeadas várias atividades a decorrer em Oeiras e nas restantes cidades integradas no projeto, com o envolvimento da população. 

O projeto SCORE é um projeto financiado pelo Horizonte 2020, liderado pela Atlantic Technological University de Sligo (Irlanda), que pretende aumentar a resiliência das cidades costeiras às alterações climáticas. Numa rede de 10 ‘laboratórios vivos de cidades costeiras’ (Costal Cities Living Labs - CCLL), serão implementadas estratégias de cocriação, de abordagens baseadas em Ecossistemas (AbE) e testadas tecnologias inovadoras para aumentar de forma equitativa e sustentável a resiliência das cidades costeiras às alterações climáticas. 

Este projeto lançou recentemente um catálogo com soluções EbA já implementadas que podem servir como referência aos territórios que trabalham com desafios similares, e que pode ser explorado através de um mapa interativo.


 

📸 Projeto Score