Eu sou do Bairro

Eu sou do Bairro

18 dez 2020
  • Apoio Social
  • Habitação
  • Desporto
foto

“Eu sou do Bairro” é o nome da nova campanha que o Município de Oeiras lançou no dia 16 de novembro, com o propósito de acabar com os preconceitos relativamente aos bairros sociais e motivar as crianças e jovens que ainda lá moram a sentirem orgulho e acreditarem num futuro promissor.

 

Nesta campanha participaram algumas figuras conhecidas do público e outras que vingaram noutras profissões prestigiadas, cujas origens são de bairros municipais de Oeiras e que, algumas delas, assistiram à transformação do concelho, particularmente, daqueles locais onde moravam, antigos bairros de barracas e que hoje são compostos por habitações condignas.

 

Bailarinos, modelos, apresentadores e atores, desportistas, políticos, advogados, entre outras profissões, são o exemplo dado pelos testemunhos recolhidos, de quem conta como o bairro foi o lugar que lhes permitiu chegar onde hoje se encontram. 

 

O bailarino principal e estrela maior do Royal Ballet de Londres, Marcelino Sambé, é o primeiro a partilhar a sua história, desde a infância no Alto da Loba, em Paço de Arcos, até à sua magnífica ascensão.

 

Semanalmente serão divulgados outros exemplos, numa campanha que pretende mostrar o bairro, a vida, dar o exemplo e ser uma inspiração.

 

 

Assista ao testemunho do bailarino Marcelino Sambé - #Eusoubobairro

Marcelino Sambé cresceu no Bairro Alto da Loba, Paço de Arcos, e foi lá, entre as festas que a comunidade fazia na rua e o Centro Comunitário Alto da Loba que mostrou, desde cedo, a sua aptidão para a dança. Como foi esse percurso, no bairro, é o que se pretende mostrar com este filme, o primeiro de vários, cada um com um protagonista inspiracional. Ser do Bairro é, para Marcelino, uma medalha que carrega ao peito, com orgulho. Também nós temos orgulho neste munícipe que voando para altos voos nunca esqueceu onde tudo começou porque o Bairro pode ser o sitio onde se descobre uma apetência e uma paixão.

 

 

Sou do Bairro, episodio 1 - Marcelino Sambé

 

 

Sou do Bairro, episódio 2 - Ana Sofia Martins

 

Ana Sofia Martins acompanha-nos ao Bairro onde cresceu para uma viagem ao seu passado, entre a mudança do Bairro de Barracas, nos Barronhos e o Bairro de génese social, Bairro da Outurela, em Carnaxide.

 

 

Sou do Bairro, episódio 3 - Inigo Pereira

 

No terceiro episódio do Eu Sou do Bairro fomos ao encontro de Inigo Pereira que, ainda hoje, vive no Bairro - Bairro da Outurela. Como chegou ao bairro e o motivo de nunca ter saído, foi o mote da nossa conversa e da nossa partilha.

Eu Sou do Bairro a fazer pensar, a derrubar preconceitos e a criar inspiração.

 

 

Sou do Bairro, episodio 4 - Ednilson dos Santos

Ednilson dos Santos veio da Guiné com 11 anos. Sonhava viver num prédio mas acabou num bairro de Barracas, em Miraflores, quando aterrou em Lisboa, a terra prometida. Fique a saber como foi o percurso deste jurista no episódio nº 4 de Eu Sou do Bairro, na próxima segunda-feira no Facebook do município de Oeiras