Evocação dos 50 anos da Libertação dos Presos Políticos

Evocação dos 50 anos da Libertação dos Presos Políticos

Nesta cerimónia, foram prestadas homenagens aos homens e mulheres que passaram por aquela prisão durante os 48 anos de vigência do Estado Novo em Portugal.

28 abr 2024
  • viver
  • 50 anos do 25 de Abril

A cerimónia de Evocação dos 50 anos da Libertação dos Presos Políticos (26 de abril de 1974), organizada pela URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, decorreu neste sábado, dia 27, junto ao monumento escultórico alusivo à data, na Estrada da Gibalta, em Caxias, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

No seu discurso, Isaltino Morais reafirmou a importância deste acontecimento para a democracia portuguesa e a vontade de edificar um mural, a instalar em espaço público concelhio, para homenagear, em registo nominal, os presos políticos.


 

Esta data marcou um momento histórico em Portugal. Após anos de opressão sob o regime ditatorial, milhares de portugueses foram finalmente libertados das prisões políticas, incluindo a prisão de Caxias.


 

Nesta cerimónia, foram prestadas homenagens aos homens e mulheres que passaram por aquela prisão durante os 48 anos de vigência do Estado Novo em Portugal, como forma de honrar a sua memória, sem esquecer o seu legado de coragem e resistência.