Festival MAP - Mostra de Artes da Palavra regressa a Oeiras em maio

Festival MAP - Mostra de Artes da Palavra regressa a Oeiras em maio

O MAP é um festival pluridisciplinar e transversal que explora a palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central e força motriz de todo o evento. 

04 fev 2022
  • viver
  • Cultura

Oeiras volta a acolher o festival MAP – Mostra de Artes da Palavra este ano, entre 4 e 8 de maio. Já estão abertas as inscrições para os dois primeiros eventos incluídos: A Secreta Vida das Palavras e Batimento.

A “palavra” volta a estar no centro das atenções, em todas as formas, desafiando limitações ou disciplinas, passeando-se em conversas, seduzindo em liberdade, proclamando ações e soluções, da utopia ao quotidiano. 

O MAP é um festival pluridisciplinar e transversal que explora a palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central e força motriz de todo o evento. 

Depois do sucesso da primeira edição, o MAP contará este ano com um país convidado, irmão de língua e humanidade: o Brasil. A imensa riqueza literária e linguística deste país será a fonte primeira de múltiplos acontecimentos – de exposições a espetáculos – que irão atravessar toda a duração desta edição do festival.

A palavra, quando nasce, é para ser partilhada. Mais uma vez o MAP irá apostar nessa passagem da palavra através de várias ‘open calls’ que irão lembrar o caráter participativo e de comunidade que este festival aposta e defende.

A edição de 2022 do MAP traz outras novidades: a existência de curadorias entregues a escritores, poetas e artistas, a conferência “Onde podemos viver senão nos dias” e quatro masterclasses entregues pelo festival a nomes como Richard Zenith, Irene Flunser Pimentel, entre outros.

O festival apresenta uma grande diversidade de eventos que ocorrem em várias localidades, permitindo a criação de percursos que cobrem todo o concelho de Oeiras.

O MAP é um festival apoiado pelo Município de Oeiras e insere-se num conjunto de iniciativas integradas na candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura (2027), que têm como objetivo posicionar simbolicamente Oeiras enquanto “Capital da Poesia e das Culturas da Língua Portuguesa”.


“A SECRETA VIDA DAS PALAVRAS”:
Até 28 de fevereiro, serão escolhidas 50 fotografias que materializem o conceito de PARTILHAR no seu mais amplo significado. A partir dessa seleção, um júri convidado pelo MAP irá escolher as dez melhores, que serão enviadas para outros tantos escritores ou poetas. Cada um produzirá um texto ou um poema inspirado nas fotografias recebidas. Será então a vez de músicos convidados olharem as imagens e as palavras e musicarem-nas segundo o que lhes ficar gravado na alma.
Tudo será revelado num espetáculo multimédia em que os músicos revelam os temas que criaram a partir do que lhes foi dado a ver e sentir. No espetáculo, a fotografia correspondente a cada tema será projetada durante a atuação do músico. E as melhores serão premiadas conforme indicado no regulamento.
A palavra como fonte de olhar, o olhar como nascente de sons, a união bela e invisível de tudo isto: talvez seja este o segredo que vale a pena descobrir.
Inscrições até 28 de Fevereiro
Consulte o regulamento e acompanhe o evento no Facebook
 

“BATIMENTO”:
A Coleção Batimento – chancela da editora Cidade Nua – está em fase de crescimento. Depois do seu auspicioso nascimento na primeira edição do festival MAP, o Batimento quer continuar a insistir na participação da comunidade artística. Para isso procura dois projetos (individuais ou de bandas até um máximo de 4 elementos) com composições originais, que misturem palavra e som em todas os géneros possíveis: da ‘spoken word’ à música contemporânea, ao rap, ao infinito.
Para isso basta fazer a inscrição até 25 de fevereiro, preenchendo o formulário abaixo, e enviar um pequeno texto explicativo do conceito do projeto juntamente com um mínimo de dois temas gravados em formato mp3.
Inscrições até 25 de Fevereiro.
As obras vencedoras serão editadas num formato Livro/CD e apresentadas ao vivo no Festival MAP – Mostra de Artes da Palavra, entre os dias 4 e 8 de maio.
Consulte o regulamento completo.
Música, palavra e comunidade: uni-vos!