Frota de viaturas, ilhas ecológicas e varredura mecânica representam cerca de 14 milhões de euros, por ano, até 2019

Frota de viaturas, ilhas ecológicas e varredura mecânica representam cerca de 14 milhões de euros, por ano, até 2019

10 dez 2015
  • Ambiente
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A higiene urbana é uma área capital e o reflexo primário da imagem do Município. Consciente dessa realidade, e ambicionando a melhoria contínua do serviço e da salubridade do espaço público, tendo como consequência a promoção da qualidade de vida dos munícipes e visitantes de Oeiras, a Câmara Municipal tem envidado esforços no sentido de superar as metas estratégicas nacionais e promover a sustentabilidade integrada na área da limpeza urbana e da recolha de resíduos.

Na área da limpeza urbana, frequentemente constrangida com a escassez de recursos humanos e mecânicos foram investidos, em 2014, cerca de 551 mil euros na aquisição de 11 viaturas de apoio, das quais três equipadas com grua para recolha de resíduos verdes, quatro com plataforma elevatória para recolha de monos e quatro com cabine dupla para recolha de resíduos de limpeza e apoio transversal.

Os resultados deste investimento refletiram-se de imediato na qualidade do espaço público e na melhoria do serviço prestado, porquanto o tempo de permanência de resíduos volumosos nos espaços comuns reduziu substancialmente (em média de uma semana para um dia), incluindo os resíduos abandonados que são sempre difíceis de controlar, tornando-se assim evidente, em todo o concelho, o retorno e a importância do investimento nesta área.

Em 2015 e nos anos subsequentes o Município pretende incrementar a varredura mecânica em praticamente todas as vias municipais, o que implicará um esforço financeiro anual para a na ordem dos 550 mil euros.

Paralelamente ao investimento financeiro realizado e por realizar, está prevista a mobilização de esforços na perspetiva de delegar competências nas juntas e uniões de freguesia e em novas metodologias de trabalho que permitam mitigar os constrangimentos orçamentais e as restrições ao recrutamento de recursos humanos na função pública.

Na área da recolha estão em fase de concretização elevados investimentos, nomeadamente na aquisição de oito viaturas mistas para a recolha de resíduos urbanos e equipamento enterrado de deposição de resíduos.

O investimento de 1.680.000€ permitirá, contudo, a curto e médio prazo alcançar a diminuição dos custos correntes de transporte e reduzir as emissões de CO2 graças não só a uma maior eficiência do processo de recolha mas também à otimização e consequente diminuição dos circuitos (estima-se uma redução de 20% dos circuitos diários).

A aposta na aquisição de 72 equipamentos semienterrados (adquiridos em 2014, com um investimento de 260 mil euros e em fase de instalação) e na instalação de 500 equipamentos enterrados de deposição de resíduos (no período compreendido entre 2015 e 2017) em diversos locais do concelho, maioritariamente em zonas residenciais de alta densidade populacional, pressupõe um investimento de quatro milhões de euros.

De assinalar que o investimento em equipamentos enterrados para deposição de resíduos de maior volumetria tem-se revelado um poderoso aliado na sustentabilidade ambiental (melhoria da higiene e salubridade do espaço envolvente e diminuição das emissões de CO2). Por se tratar de equipamento enterrado, a menor temperatura no interior atrasa a decomposição de resíduos e o consequente odor emanado, facilitando ainda a colocação dos resíduos por parte dos cidadãos.

Tanto na área da limpeza urbana como da recolha o Município tem vindo a apostar em tecnologias de gestão interna que constituem a base da eficiência do planeamento e do controlo das atividades desenvolvidas. Neste âmbito está ainda prevista a implementação de uma ferramenta tecnológica de gestão integrada em tempo real, investimento na ordem dos 350 mil euros que concorrerá para o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.