Francisco Pinto Balsemão recebe Medalha Municipal de Honra concedida pelo Município de Oeiras

Francisco Pinto Balsemão recebe Medalha Municipal de Honra concedida pelo Município de Oeiras

Sessão solene de entrega da Medalha Municipal teve lugar hoje, 25 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

25 jul 2023
  • Oeiras
  • viver
  • Cultura
  • Comunicação
  • Orgão Municipais
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

“Estou verdadeiramente comovido. Primeiro, pela distinção que me é concedida. Depois, pelas palavras tão amáveis e tão agradáveis que aqui recebi hoje e que tanto me agradam. Toda a gente gosta de ver reconhecido aquilo que pensa que foi fazendo ao longo da vida.”, foi assim o início do discurso de agradecimento de Francisco Pinto Balsemão à homenagem que lhe foi prestada hoje, dia 25 de julho, na Assembleia Municipal de Oeiras.


 

Francisco Pinto Balsemão recebeu a Medalha Municipal de Honra concedida pelo Município de Oeiras, numa cerimónia liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e que contou com a presença dos vereadores municipais bem como das oito forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Oeiras.

“Relativamente ao político, ao homem, à carreira e ao empresário, é do conhecimento de todos os portugueses aquilo que representa e representou para Portugal: um homem defensor das liberdades, dos direitos fundamentais, da liberdade de imprensa, construtor e fundador da democracia portuguesa”, destacou Isaltino Morais no seu discurso. 


 

“É indiscutível que Francisco Pinto Balsemão faz parte da nossa História, da história da nossa democracia e daquilo que é o Portugal moderno. É de facto uma figura indelével da vida moderna portuguesa. E hoje o grupo Impresa está aqui instalado, em Oeiras, a gerir riqueza e emprego não só no nosso concelho, mas no nosso País.”, lembrou ainda o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

De acordo Pinto Balsemão, “o jornal Expresso e a SIC, ambos têm hoje em dia uma ligação estreita com o Município de Oeiras. Temos aqui a nossa sede, é aqui que eu trabalho, é aqui que todos os Natais eu venho trazer um bolo-rei, para as pessoas que têm que estar a trabalhar no dia de Natal para que a emissão da SIC vá para o ar, é aqui que eu dedico muito do meu tempo, do meu entusiasmo e muito do que quero continuar a fazer e a dar." E concluiu ao afirmar:" Saio daqui hoje estimulado para continuar a fazer, o quanto possível, mais e melhor.”

Francisco Pinto Balsemão nasceu em Lisboa, a 1 de setembro de 1937. Entre as muitas ações e iniciativas que realizou ao longo da sua vida, foi fundador do jornal Expresso, base do grupo Impresa, onde assume a presidência do Concelho de Administração da SIC - Sociedade Independente de Comunicação, sediada em Oeiras. Na política, logo após o 25 de abril, ao lado de Francisco de Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, é fundador do PPD – Partido Popular Democrático, atual PSD – Partido Social Democrático, e entre janeiro de 1981 e junho de 1983 foi Primeiro Ministro de Portugal.


 

Assista à transmissão deste momento solene, que decorreu no período antes da ordem do dia, da 18ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Oeiras: