Inaugurada a 2ª fase do Parque dos Poetas

Inaugurada a 2ª fase do Parque dos Poetas

18 jul 2007
  • Lazer
foto

Único 'museu ao ar livre' de arte escultórica em Portugal e o maior da Europa

No dia 18 de julho, foi inaugurada a última fase do Parque dos Poetas. É o culminar de uma obra sonhada desde os finais dos anos 1980 e cuja criação ficou consagrada no Plano Diretor Municipal de Oeiras em 1990. Com os 7,7 hectares da fase que agora abrirá ao público, o Parque terá um espaço total de 22,5 hectares, localizados numa das áreas mais nobres do concelho, entre os núcleos urbanos de Paço de Arcos e de Oeiras. Mais do que um parque urbano, de grande qualidade paisagística, trata-se de um espaço onde a história da Poesia da Língua Portuguesa é de uma forma única, contada pelas artes da escultura e dos jardins.

 

O Parque dos Poetas parte da ideia de homenagear a poesia portuguesa, representada através dos 60 poetas e/ou sua obra, mais representativos, desde a fundação da nacionalidade até ao século XX, incluindo os países e territórios de expressão portuguesa. 

É ao longo da Alameda dos Poetas que, através da visão dos 40 mais significativos escultores do nosso tempo do espaço lusófono, a Poesia em Português está indelevelmente representada pelas diversas correntes estéticas da expressão escultórica. Por isso o Parque é o único “museu ao ar livre” de arte escultórica em Portugal e o maior da Europa.  

A construção do Parque corresponde a um investimento global de cerca de 40 milhões de Euros, que dada a sua dimensão, foi faseada, ficando concluída a 1ª fase, em Junho de 2003 e a última em Julho de 2015.

 

Na fase agora inaugurarada, e atravessando a Rua Carlos Vieira Ramos, por entre a Alameda, o pequeno Anfiteatro, as Zonas de Estar e o Miradouro, encontramos o Templo da Poesia, que inclui salas de trabalho, espaços de exposições, informações e restaurante com vista sobre a foz do Tejo. O edifício tem um pequeno auditório, um espaço de meditação e uma grande varanda com vista panorâmica de onde se avistam todos os limites do Concelho de Oeiras (em 360º) desde a zona ribeirinha à zona interior agrícola. O Templo da Poesia é visto dos outros Concelhos e à noite, iluminado é observável como se de um farol se tratasse. 

Nesta nova fase encontram-se também Espaços Temáticos dos 17 Poetas do Barroco ao Romântico e ainda os 10 alusivos aos países e territórios de expressão portuguesa.

 

 - Mais informação sobre o Parque dos Poetas em:http://parquedospoetas.cm-oeiras.pt/