A Unidade Residencial da Pedreira Italiana inaugurou, no passado dia 18 de Dezembro, o seu novo Centro de Dia, tendo por base uma obra de ampliação e de remodelação que possibilitou a autonomização das valências de centro de dia e de lar.
O centro de dia passa, deste modo, a funcionar separadamente, facto que permite um trabalho mais envolvente com os idosos da comunidade, uma maior dinamização de actividades que potenciem as capacidades dos utilizadores e maiores e melhores possibilidades de interacção social. A criação deste novo espaço vem colmatar as carências da Unidade Residencial, através da introdução de novas funcionalidades, designadamente salas de fisioterapia, de tratamento e de enfermagem e apoio médico, um espaço de convívio para todos os utentes e, ainda, uma sala para o desenvolvimento de diversas actividades, tais como ateliers de costura e de pintura. Esta obra insere-se no âmbito do trabalho que a Câmara de Oeiras tem desenvolvido com vista à reconversão do Bairro da Pedreira Italiana, área urbana de génese ilegal. Tendo em vista a execução da obra e a aquisição de equipamento/mobiliário, foram atribuídos, pela Autarquia, subsídios à Cooperativa de Habitação – CHELAG e à Associação de Assistência a Idosos e Deficientes de Oeiras, no valor de 150 mil euros e de 17.500 euros, respectivamente.
A obra de ampliação
Recorde-se que a Unidade Residencial já se encontra em funcionamento desde 1998, nos pisos térreos de dois edifícios polifamiliares da Rua de Milão, no Bairro da Pedreira Italiana, com gestão a cargo da Associação de Assistência a Idosos e Deficientes de Oeiras (AAIDO), organismo que tem vindo a dar uma importante colaboração no apoio a idosos no concelho de Oeiras. Dadas as necessidades sentidas pela Unidade Residencial, cedo se começou a planear a aquisição e ocupação do espaço confinado. Após a sua efectiva aquisição e durante o processo de elaboração do projecto foram estabelecidos diversos contactos com a população, no sentido de viabilizar a utilização que melhor servisse os interesses dos habitantes do bairro. Surge, desta forma, o Centro de Dia, obra que esteve durante os últimos anos suspensa e que se concretiza finalmente. A empreitada compreendeu a criação de uma sala de actividades, copa, uma sala de enfermagem e apoio médico, duas salas de fisioterapia, uma sala de tratamento, dois quartos na Unidade Residencial, alargamento de sete para nove instalações sanitárias e introdução de uma rampa.
Reconversão do bairro
A Câmara Municipal de Oeiras tem desenvolvido um conjunto de acções no âmbito da gestão global e integrada que tendem para a reconversão do Bairro da Pedreira Italiana. Desde o início dos trabalhos que a Autarquia tem marcado presença ao nível da gestão e acompanhamento das obras, tendo sido criado um Gabinete Técnico Local, de forma a permitir um atendimento mais directo da população. O desafio consiste em promover acções socialmente integradoras e ambientalmente adequadas. O processo de reconversão desta área urbana de génese ilegal incidiu na execução de infra-estruturas e equipamentos e implicou uma aposta forte em dotar o bairro das condições urbanísticas básicas. A Câmara Municipal liderou o processo de loteamento e reconversão deste bairro, através de construção de arruamentos, legalização de construções e realojamento de famílias. Prevê-se, ainda, o realojamento das famílias que residem em zona de leito de cheia sem as mínimas condições de segurança. Aquando dos realojamentos, toda essa zona será reconvertida em espaço de lazer, recreio e desporto. Privilegiando a acção cultural, a Câmara promoveu a construção do Centro Cultural, que tem neste momento uma utilização semanal regular por parte de cinco organizações que ensaiam e apresentam espectáculos (Rancho Folclórico da Pedreira Italiana, Associação Bototo Yetu Portugal, Associação de Assistência a Idosos e Deficientes de Oeiras – Unidade Residencial, Associação Cultural e Desportiva da Pedreira dos Húngaros – Batucadeiras/Funaná, e Planeta Maravilha), envolvendo cerca de 40 pessoas.