Inquérito à Mobilidade do INE: vamos mover esta ideia

Inquérito à Mobilidade do INE: vamos mover esta ideia

16 nov 2017
  • Mobilidade
foto

Com o objetivo de conhecer os padrões de mobilidade diária da população residente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai realizar, a partir do mês de outubro, oInquérito à Mobilidade – IMob 2017.Como nos deslocamos?Quanto tempo demoramos?Que distância percorremos?Que custos temos?

 

O IMob 2017 visa dar resposta a estas e outras perguntas.

Tem como objetivos conhecer:

• Os padrões de mobilidade diária da população

• A opinião dos utilizadores de transporte individual ou coletivo

• As motivações que conduzem às opções de transporte

Este inquérito é apoiado pela Comissão Europeia/Eurostat, ocorrendo iniciativas similares noutros Estados-Membros, dada a crescente relevância desta temática no contexto das políticas de sustentabilidade ambiental dos transportes, a que se juntam as orientações do Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia.

A metodologia adotada prevê a recolha de dados junto dos residentes nas Áreas Metropolitanas, distribuindo-se a amostra de residências selecionadas pelos 35 municípios.

Para resposta ao inquérito estão previstas duas fases: numa primeira fase,a partir de 16 de outubro, o INE disponibiliza um formulário eletrónico no portal de estatísticas oficiais para autopreenchimento.

Numa segunda fase, e para obter também respostas de grupos populacionais que habitualmente não utilizam a internet, garantindo a representatividade estatística dos resultados, equipas de entrevistadores do INE, devidamente credenciados, irão efetuar entrevistas presenciais junto das residências selecionadas (de 30 de outubro a 17 de dezembro).

 

Responder ao INE é exercer uma cidadania ativa. A resposta ao INE é, simultaneamente, um direito e um dever de cidadania. Ao responder, cada cidadão 'conta' para a 'fotografia' do fenómeno sob observação. Essa fotografia só terá nitidez e rigor se puder contar com a sua resposta.

As estatísticas a disponibilizar pelo Inquérito à Mobilidade serão cruciais para a definição fundamentada de políticas e planeamento de infraestruturas e de serviços essenciais à população.

Se for contactado pelo INE, colabore!

A partir de 16 de outubro responda online. Se não lhe for possível, receba o entrevistador em sua casa. Peça sempre a identificação ao entrevistador. Em caso de dúvida telefone para o 800 207 698 - chamada gratuita (dias úteis das 9h30 às 18h00) e confirme a veracidade das informações que lhe foram transmitidas.

Mais informaçõesaqui.