Investimento de 10 milhões em acessibilidades

Investimento de 10 milhões em acessibilidades

15 ago 2009
  • Mobilidade

No próximo dia 28 de Agosto será inaugurado o Viaduto da A5 que liga Miraflores a Outurela e da rotunda do Minote, na Outurela, mais as respectivas acessibilidades. Para além da rotunda será inaugurada a Avenida Cáceres Monteiro (jornalista), no Arquiparque, em Miraflores. A rotunda a que se deu o nome de ‘O elemento Terra’ está concluída ficando em obra, com conclusão para breve, a rotunda ‘O elemento Água’.

Acessibilidade e Mobilidade insuficientes traduzem-se, usualmente, em congestionamentos, com dificuldades de circulação e de acesso, constituindo algumas das mais importantes restrições ao desenvolvimento económico, ao bem-estar social e à qualidade de vida das populações. A necessidade de promover a melhoria daqueles factores, levou o Município a intervir na rede estruturante de Oeiras, através da construção de uma via longitudinal a Norte da A5, a VLN. Esta importante infraestrutura que tem um estudo preliminar de Traçado para toda a sua extensão, não definia, todavia, o estabelecimento de uma ligação a Sul, que articulasse o crescente desenvolvimento observado nas áreas de Carnaxide e Outurela e nas áreas de Miraflores e Algés, bem como nas suas ligações aos Concelhos limítrofes da Área Metropolitana de Lisboa, por forma a solucionar os gravosos constrangimentos de mobilidade e acessibilidade observados. Para satisfação destas necessidades foi, face ao Traçado preliminar existente e ao Estudo de Tráfego dos empreendimentos da Alcir e da MDC, em Miraflores, elaborado o “Projecto de execução da Via Longitudinal Norte (VLN) – Ligação a Miraflores, que envolveu, não só, o reposicionamento da Rotunda localizada defronte das instalações da Pinhol, como o ajustamento da VLN nas suas proximidades, e a definição da Ligação desta via à Rotunda dos Leões, em Miraflores.

A abertura desta ligação permitirá um reequilibro dos fluxos de tráfego cuja origem ou destino sejam Carnaxide / Outurela e Portela, Algés / Miraflores ou Linda-aVelha, aliviando o tráfego no nó da A5 de Carnaxide / Linda-a-Velha e também nos acessos da CRIL a Miraflores, permitindo alcançar uma melhor acessibilidade a estas zonas. A construção actual corresponde a uma solução de nível, constituindo-se como a primeira fase da construção, compatível com o desnivelamento pretendido em segunda fase. Assim, nesta 1.ª fase, é constituído por uma plataforma com 18 m de largura, compreendendo uma faixa de rodagem de 14 m limitada por passeios sobrelevados com 2 m de largura. Ainda nesta 1.ª Fase, a faixa de rodagem separa-se em duas, com um separador central de largura variável, mantendo a largura das vias, dando origem a duas faixas unidireccionais de 7 m de largura, denominadas Ramos A e B do futuro nó desnivelado, A Rotunda dos Leões tem uma forma oval com raios exteriores no anel de 25 e 50 m, sendo a largura do anel de 10 m, o que garante a circulação de um pesado e um ligeiro a par. Os raios nas entradas e nas saídas estão compreendidos entre 10 e 20 m e entre 15 e 30 m respectivamente Para a implantação do traçado desta ligação e da nova geometria da Rotunda dos Leões, dois trabalhos prévios, de elevada importância e natural repercussão no custo final da ligação, foram necessários realizar. Um, envolvendo a regularização da Ribeira de Outurela, cujo leito é interceptado por alguns dos ramos rodoviários que derivam da Rotunda; o outro, relativo à transferência da totalidade das infra-estruturas existentes no subsolo – eléctricas, telefónicas, gás, iluminação e outros operadores de comunicação – para áreas não abrangidas pela geometria da nova Rotunda.

É, ainda, relevante mencionar que no troço de obra a inaugurar, se incluem 5 obras de arte, das quais se destacam, pela sua envergadura, o Viaduto sobre a A5, o Viaduto da Portela e o Viaduto da Arquiparque II, permitindo este último, o estabelecimento de uma ligação a nível inferior entre áreas urbanizadas importantes adjacentes ao empreendimento da Arquiparque, em Miraflores. As outras duas, de pequena envergadura, permitem a implementação do traçado viário definido para o Parque Empresarial