Laço humano contra os maus tratos infantis

Laço humano contra os maus tratos infantis

02 abr 2015
  • Apoio Social
  • Ambiente
  • Cultura
foto

Mobilizadas neste âmbito, mais de 600 pessoas, de todas as idades, participaram na construção de um laço humano azul, no relvado dos jardins do Palácio Marquês de Pombal, uma iniciativa simbólica que visou chamar a atenção para o problema e para a importância de uma atitude pró-ativa e responsável face a ele.

A campanha foi dinamizada, em conjunto, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oeiras e por outras quatro comissões de concelhos vizinhos, Amadora, Cascais e Sintra Oriental e Ocidental, que desta forma se associaram à iniciativa Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, que decorreu não apenas em Portugal mas em diversos países europeus.

Pretendeu-se, desta forma, tornar visível o interesse comum das instituições do concelho relativamente ao problema dos maus tratos na infância, consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

Também a Câmara Municipal de Oeiras se associou à iniciativa, iluminando de azul, durante todo o mês de abril, as fachadas do edifício sede dos Paços do Concelho e do Palácio do Marquês de Pombal, de modo a que ninguém ficasse indiferente à mensagem.

No dia 2 de abril essa atitude teve um duplo significado, na medida em que pretendia também chamar a atenção para o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, em resposta ao repto lançado pela Federação Portuguesa de Autismo, parceira da Autism-Europe e Autism Speaks, dinamizadoras da campanha mundial Acendam a Luz Azul (Light It Up Blue).

De assinalar que no âmbito da campanha ‘Apenas o coração pode bater’ esteve ainda patente, em dois espaços comerciais do concelho, a exposição dos cartazes inscritos no concurso promovido junto das escolas do concelho alusivo ao tema ‘Toda a criança tem o direito de se sentir sempre segura’.

Foi, aliás, em resultado deste concurso que foi criada a imagem da campanha, tendo por base um desenho de Martim Galão e Tomás Gonçalves, alunos do 7º B da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço.

O mês dedicado à prevenção e combate dos maus tratos na infância terminou com a realização da conferência ‘A criança e o direito a uma comunidade protetora’, que decorreu a 30 de abril, no Auditório da Academia Militar da Amadora.

Foram parcerias desta campanha as empresas The Dreamery, a Fundação PT, a SIC Esperança, Auchan e Oeiras Parque, Coca-Cola, Delta, COLT, BMW, Cisco Systems, DELL, CHEP e Remax.