A verdadeira dimensão do Marquês de Pombal começa a ser revelada com o lançamento do primeiro volume da Obra Completa Pombalina que faz o levantamento de todo o espólio documental de um dos estadistas que mais marcaram a história nacional. Trata-se do primeiro de 50 volumes que reúnem toda a produção escrita do Marquês de Pombal.
O primeiro volume foi apresentado em duas sessões: na Câmara Municipal de Lisboa e na Fundação Marquês de Pombal, em Oeiras. Ambas contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Este primeiro volume que agora chega aos leitores é dedicado aos Escritos da Inglaterra (1738-1739) e é coordenado pela investigadora Ana Leal Faria.
A apresentação deste primeiro volume coincidiu com o dia em que nasceu Marquês de Pombal, 13 de maio de 1699, e a investigação irá fornecer outras milhares de particularidades apuradas pela vasta equipa de historiadores, arquivistas, paleógrafos, tradutores, entre outros, num levantamento feito ao longo dos últimos cinco anos. A equipa com centena e meia de profissionais nacionais e internacionais de várias instituições académicas contou com a coordenação geral dos historiadores José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho Marques.