Legados Saramaguianos | Ana Margarida de Carvalho

Legados Saramaguianos | Ana Margarida de Carvalho

Sessão presencial e online com moderação do Professor Carlos Reis e Ana Margarida de Carvalho.

02/05/2022 a 02/05/2022

Biblioteca Municipal de Algés e online

Gratuito

02 de Maio de 2022
  • Educação
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Freguesias
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

Legados Saramaguianos  é uma iniciativa que pretende comemorar o centenário de José Saramago assinalado a 16 de novembro, através de um conjunto de sessões com escritores da geração do Prémio José Saramago, leituras de passos da obra saramaguiana e debate acerca da ficção em língua portuguesa.

Para a próxima sessão, dia 02 de maio, pelas 21h30, que será transmitida em direto a partir da Biblioteca Municipal de Algés na página de Facebook do Município de Oeiras, Ana Margarida de Carvalho será a convidada, com moderação do Professor Carlos Reis.
 

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito e exerceu jornalismo durante cerca 25 anos. O seu romance de estreia “Que Importa a Fúria do Mar” (Teorema), recebeu o elogio da crítica, foi finalista de vários prémios e conquistou por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB2013. O segundo romance, “Não Se Pode Morar nos Olhos de um Gato” foi nomeado melhor livro do ano pela SPA, finalista do prémio Oceanos, venceu o Prémio Literário Manuel de Boaventura e, de novo, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2016, entrando assim no grupo estrito de autores portugueses duplamente distinguidos. “Pequenos Delírios Domésticos” (Relógio d’Água, 2017), coletânea de contos, venceu também o Prémio de Conto e Novela Camilo Castelo Branco/ APE. “O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça”, o terceiro romance, foi finalista de prestigiados Prémios. “Cartografias de Lugares Mal Situados” é o seu mais recente livro.

O moderador e coordenador Professor Carlos Reis foi Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Coimbra, onde lecionou Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Estudos Queirosianos e Estudos Narrativos Mediáticos. Desde 2012 é coordenador do Centro de Literatura Portuguesa.

 

Iniciativa aberta ao público até a lotação disponível e sem marcação de lugar.