Livro 'Habitação em Oeiras – 25 Anos'

Livro 'Habitação em Oeiras – 25 Anos'

14 dez 2010
  • Cultura
  • Habitação
foto

A Câmara Municipal de Oeiras lança o livro “Habitação em Oeiras – 25 Anos”, no dia 15 de Dezembro, na Associação de Moradores 18 de Maio, em Outurela/Portela, freguesia de Carnaxide. Esta cerimónia tem lugar no mesmo dia em que Oeiras realiza, pela primeira vez, uma Sessão de Câmara Pública descentralizada, que ocorre no mesmo local.

 “Habitação em Oeiras – 25 Anos”, mais que um testemunho do trabalho de promoção municipal de habitação no concelho ao longo destes 25 anos, é um documento que nos conta a história de Oeiras no último quarto de século. Afinal, foi na habitação que tudo começou. Sem a introdução deste elemento estabilizador do equilíbrio social, todo o crescimento e desenvolvimento subsequentes tinham sido impossíveis de alcançar.

Este livro, que inclui testemunhos vivos dos vereadores responsáveis pelo pelouro da Habitação desde 1986 até aos nossos dias – Vieira da Luz, David Justino, Rui Soeiro, Emanuel Martins e Paulo Vistas (actual Vice-Presidente da CMO) -, descreve o percurso de como Oeiras deixou de ser um simples local de passagem entre Lisboa e Cascais, um tradicional concelho dormitório, passando a ser um pólo de desenvolvimento exemplar no panorama nacional.

No seu depoimento, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras afirma que “para inverter este estado de coisas foi preciso sonhar muito e sonhar alto, acreditar, e acreditar muito, e com inconformismo delinear e implementar políticas sectoriais de longo prazo que hoje contribuem irreversivelmente para aquilo que Oeiras é”.

Relembre-se que Oeiras foi o primeiro Município a acabar com o flagelo das barracas, tendo sido realojadas cerca de 5 mil famílias.

Oeiras é hoje um concelho livre de barracas e da miséria humana a elas associada, mas não bastou construir casas para que o problema da exclusão social fosse resolvido, e que este não se confina aos novos bairros construídos nem às diferentes acções de realojamento realizadas. A aposta num conjunto de políticas sociais activas em prol dos mais carenciados foi fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho.

Vinte e cinco anos depois, terminado o processo de realojamento, Oeiras aposta naquilo a que se pode designar de 2.ª geração de habitação municipal com o Plano Estratégico Habitar Oeiras, que integra novas políticas apontando novos caminhos para que o município se mantenha com esperança, optimismo e vanguardista.

Nota: Para a realização destas duas iniciativas foi eleito um espaço simbólico, uma associação de moradores - cuja sede foi também ela de iniciativa municipal, a qual se encontra localizada no coração de um conjunto de bairros emblemáticos em matéria de reabilitação e requalificação urbana.