Mais de 34 mil euros na reabilitação de escolas de Oeiras

Mais de 34 mil euros na reabilitação de escolas de Oeiras

23 nov 2018
  • Educação
foto

A Câmara Municipal de Oeiras vai atribuir uma comparticipação financeira no total de 34.245,00 euros para a reabilitação da Escola Básica Sylvia Philips, Carnaxide, e da Escola Básica do Alto de Algés.

A Escola Básica EB Sylvia Philips está a ser alvo de uma obra de substituição do edifício Pré-fabricado que consistiu na criação de 5 salas de aula, na criação de novas instalações sanitárias, e na consolidação do muro de suporte do talude que e localiza nas traseiras deste edifício.

Em complemento à obra realizada, constatou-se a necessidade de instalação de um telheiro de ligação entre o novo edifício e o telheiro existente que visa garantir que o percurso feito pela população escolar que utiliza as cinco salas do pré-fabricado até ao edifício principal, onde se situam o refeitório e a biblioteca, entre outros serviços, é feito de uma forma digna mesmo em dias de chuva.

Trata-se de uma intervenção que visa melhorar as condições de funcionalidade e conforto de utilização.

Assim, para a EB Sylvia Philips será dado um apoio de 23.887 euros para comparticipação na obra de construção do telheiro, a decorrer previsivelmente durante a interrupção letiva do Natal.

A Escola Básica EB Alto de Algés foi alvo de uma obra de substituição de um toldo que existia no recreio do jardim-de-infância (em 2017) uma vez que o que existia estava muito danificado e não cumpria a sua função de servir para proteção das crianças em dias de chuva mas também de reduzir o calor que se fazia sentir nas salas de atividades.

A opção, em 2017, foi instalar o novo toldo com as mesmas dimensões do que existira anteriormente e, por esse motivo, existem duas salas de atividades (salas 1 e 4) que continuam sem nenhuma proteção ao calor. Segundo as educadoras e funcionárias, quando estão temperaturas elevadas as condições de trabalho naquelas salas são praticamente desumanas.

Assim, em complemento à obra realizada, constatou-se a necessidade de aumento da extensão/área do atual telheiro garantindo melhorar as condições de funcionalidade e conforto de utilização das salas de atividades do jardim-de-infância do Alto de Algés.

Desta forma, o Agrupamento de Escolas Miraflores terá um apoio de 10.357 euros para a conclusão do toldo na EB Alto de Algés.