Mensagem do Presidente no âmbito do Dia Internacional do Idoso

Mensagem do Presidente no âmbito do Dia Internacional do Idoso

28 set 2020
  • Apoio Social
foto

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Trata-se de uma data comemorativa instituída na década de 90, pela Organização das Nações Unidas, e tem como missão sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Oeiras tem, como sabem, aproveitado esta data para divulgar aquela que tem sido a política local de intervenção social, em matéria de apoio a um envelhecimento seguro, digno e feliz. É um mês dedicado aos idosos, às famílias e aos cuidadores, desta que é uma população que reúne todas pessoas com uma determinada idade, mas que congrega uma enorme diversidade. De quem falamos, quando falamos de idosos? Falamos de seres humanos frágeis, vulneráveis e dependentes. Falamos de pessoas ativas, ávidas de participar na vida social e a viver intensamente as oportunidades que a sua condição lhes proporciona. Falamos de diferentes enquadramentos sociais, culturais e económicos. Falamos de quem, afinal? Falamos de todos nós. Dos nossos pais, dos nossos avós, dos nossos familiares, vizinhos e conhecidos. Falamos de nós próprios que queremos o melhor futuro. Falamos de escolhas, de identidade, de história e de dignidade. No fundo, quando falamos de idosos, pensamos nos valores que queremos para a nossa sociedade e que queremos para nós. Não é fácil, contudo, pensar o envelhecimento, num contexto de cidade como o que vivemos. Num mundo de ritmo acelerado, de constante mudança e assente na cultura do individualismo, nem sempre temos consciência de qual deve ser o nosso papel na proteção ou garantia de um envelhecimento saudável. A Câmara Municipal de Oeiras, numa missão constante de promover uma imagem positiva deste processo biológico e social tem, ao longo dos anos, canalizado esforços e investimento com dois objetivos principais: apoiar as entidades sociais que assumem localmente o papel de cuidadores formais; dar suporte aos munícipes que necessitam de iniciativas que dotem o seu quotidiano, quer de melhores condições de vida, quer de oportunidades de participação e sociabilidade.

Este ano iremos comemorar o Dia Internacional do Idoso de forma diferente com esta mensagem de esperança para todos vós. Não teremos o habitual mês dedicado a atividades de sensibilização, recreativas e lúdicas. Apesar de sabermos o quão importante são as iniciativas que vos reúnem, o contexto pandêmico exige de nós uma enorme responsabilidade, a de contribuir para a vossa segurança. E essa é a palavra de ordem destes dias que fogem da normalidade porque tanto ansiamos. Queremos que se mantenham seguros e sãos. Queremos que os dias rapidamente possam voltar a ser iguais e que as rotinas sejam as que conhecíamos e não estas a que nos vemos obrigados, em nome de uma saúde que ultrapassa a nossa esfera pessoal. 

O mês de Outubro não será comemorado como vos habituámos ao longo destes anos, mas estaremos a trabalhar para vós. Vamos melhorar as nossas medidas, vamos continuar a responder às vossas diferentes necessidades e vamos preparar o futuro. 

Desejo que seja um breve período e que, tão cedo quanto possível, possamos voltar a abraçar-nos, a trocar afetos e a partilhar o que melhor temos, a vida em comunhão com os outros. 

Até breve.

Isaltino Morais