Mensagem do Presidente no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Mensagem do Presidente no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa

06 mai 2020
  • Cultura
foto

A 25 de novembro de 2019 a UNESCO estabeleceu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Esta instituição vem demonstrar a dimensão global da nossa língua, que é falada por cerca 260 milhões de pessoas espalhadas por todos os continentes.

Oeiras estabeleceu na Língua Portuguesa âncoras importantes da sua política cultural e educativa. O Parque dos Poetas e o Templo da Poesia, equipamentos únicos a nível nacional, são uma celebração da nossa língua, através da poesia.

Esta é a língua da nossa cidadania, do nosso cosmopolitismo, a língua que nos coloca na geografia do mundo, a língua que liga comunidades e pessoas distantes, do Brasil a Timor, de Angola ao Luxemburgo, de Cabo Verde aos Estados Unidos, de Macau a Moçambique. Esta é a língua que une as diversas comunidades presentes no concelho de Oeiras.

Cientes da importância da palavra escrita e ouvida em Português, criámos uma série de iniciativas para que possam celebrar connosco o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Às 10h, damos início às comemorações com o projeto A Minha Língua É A Tua Língua. Este é um projeto dirigido ao público em geral, num cenário de livros, teremos dois momentos construídos com poesia de autores de vários lugares da lusofonia, de várias épocas, de vários géneros para que a riqueza da partilha seja maior;

Às 10:30 apresentamos a primeira das 24 palavras que Gonçalo M Tavares escolheu para o projeto Palavras para o Século XXI, projeto desenvolvido, em exclusivo, para o Município de Oeiras.

No remate do dia, teremos O Enigma Sophia, com a reposição das masterclass que tiveram lugar no Templo da Poesia com a moderação de Nicolau Santos e variados convidados.

E porque esta nossa língua é ferramenta que nos une, tanto O Enigma Sophia como As Palavras para o Século XXI se distenderão a outros dias, outras semanas. E fica a dica para os que desejam manusear cada vez melhor as palavras portuguesas: há workshops de escrita criativa a decorrer. E podem fazê-lo a partir de sua casa. Que continuemos unidos por esta nossa Língua. Fernando Pessoa dizia que a sua pátria era a Língua Portuguesa. Com ele, dizemos que nesta pátria que é a nossa língua, Oeiras celebra a diversidade e pluralidade dos seus munícipes, unida pelas palavras e pelas pessoas que as fazem suas.

Isaltino Morais

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras