Município aposta no conforto urbano das ruas do concelho

Município aposta no conforto urbano das ruas do concelho

06 nov 2020
  • Mobilidade
foto

Idosos e pessoas com mobilidade condicionada têm agora mais facilidade de circulação em artérias renovadas.

 

O Conforto Urbano foi o tema em destaque na manhã do dia 15 de outubro. O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, visitou dois arruamentos do concelho que foram recentemente requalificados, com o objetivo de torná-los mais cómodos, mais seguros, mais acessíveis e mais bonitos. 

Naquela manhã foi inaugurada a renovada Avenida Carolina Michaelis, uma das principais vias em Linda-a-Velha, precedida de uma visita, à Rua Conde de Alcáçovas, em Paço de Arcos, também recentemente requalificada. 

Estas são duas das artérias que já foram intervencionadas no âmbito da estratégia municipal de criar mais conforto urbano para os munícipes, sobretudo para os mais idosos e/ou com mobilidade condicionada, que está a ser levada a cabo em todo o concelho. O objetivo é valorizar o espaço público, tornando-o mais agradável e ‘User Friendly’. Neste sentido, a Câmara Municipal de Oeiras já concluiu a requalificação de 26 arruamentos, tem em curso um e projetados para 2021 já estão mais 21 arruamentos.

Relativamente à Av. Carolina Michaelis, em Linda-a-Velha, refira-se que a respetiva requalificação consistiu numa empreitada de reordenamento do trânsito e na substituição dos passeios beneficiando, assim, o peão, a quem foi proporcionada mais comodidade e mobilidade. Esta intervenção, orçada em 360.980,00 €, incluiu a substituição de lancis, criação de pavimentos pedonais confortáveis, repavimentação betuminosa e requalificação paisagística. No âmbito do conforto urbano apostou-se na valorização desta zona, atribuindo-lhe uma maior comodidade e acessibilidade pedonal, bem como, uma imagem esteticamente mais apelativa e acolhedora.

Na Rua Conde de Alcáçovas, em Paço de Arcos, o objetivo foi beneficiar o peão, procurando uma maior comodidade e mobilidade. No âmbito do conforto urbano procurou-se a valorização desta zona, atribuindo-lhe uma maior comodidade e acessibilidade pedonal, bem como, uma imagem esteticamente mais apelativa e acolhedora. Esta intervenção, que consistiu num investimento municipal de 149.468,00 €, iniciou-se junto ao edifício das Finanças de Paço de Arcos e incluiu ainda uma parte da Rua José Ferrão Castelo Branco.