Município de Oeiras adere ao Movimento “Cidade dos Afetos”

Município de Oeiras adere ao Movimento “Cidade dos Afetos”

04 mar 2020
  • Apoio Social

O Município de Oeiras, juntamente com o Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras (ACESLOO), aderiu ao Movimento “Cidade dos Afetos”.

A Cerimónia de Assinatura do Compromisso de Adesão do Município de Oeiras ao Movimento 'Cidade dos Afetos'  teve lugar no dia 14 de fevereiro, junto à escultura 'Mergulho da Baleia', em Oeiras.

As manifestações de afetividade estão na base da qualidade de vida do ser humano condicionando positivamente a sua saúde mental, física e social.

 

Na Semana dos Afetos foram desenvolvidas diversas atividades que pretendiam realçar o valor dos AFETOS no desenvolvimento individual e coletivo das sociedades, acreditando que uma maior afetividade entre as pessoas é promotora de maior coesão, inclusão social e tolerância entre todos.

 

Afetividade nas pessoas com incapacidade 

Ação sobre a Importância dos afetos e da vivência de uma sexualidade plena na promoção da inclusão social das pessoas com necessidades especiais e com problemas de saúde mental.

 

Templo da Poesia – Sala Camões |Dia 13 de fevereiro às 14h

Dinamizadoras – Ivone Félix – CERCIOEIRAS

Marta Ferraz – ARIA (Ass. de Reabilitação e Integração Ajuda)

 

Assinatura do Protocolo de Adesão ao Movimento “Cidade dos Afetos”

A assinatura deste protocolo, foi assinado entre O Município de Oeiras e o Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras (ACESLOO) e simboliza o compromisso e o apoio à dinamização de iniciativas da comunidade que possam desenvolver a afetividade entre os cidadãos, as instituições e a cidade como um todo. Oeiras passa assim a fazer parte de uma rede, que já conta com 18 Municípios.

Simultaneamente foi Inaugurado o Coração dos Afetos perto da escultura “O Mergulho da Baleia”que pretende assinalar de forma física o Município de Oeiras como “Cidade dos Afetos”, e criar um espaço simbólico que remeta para este tema. Desta forma, foi concebida uma estrutura em ferro, um Coração principal símbolo da afetividade humana (com cerca de 3m de altura e 2,20m de largura) no interior do qual será possível fixar cadeados que simbolizarão o Afeto pelo outro. 

 

Uma vida vivida com afetividade é uma vida mais saudável!