Município de Oeiras financia 10 Bolsas de Desenvolvimento Pessoal

Município de Oeiras financia 10 Bolsas de Desenvolvimento Pessoal

05 jun 2019
  • Educação
foto

O Município de Oeiras financia 10 Bolsas de Desenvolvimento Pessoal (BDP), da Oeiras Toastmasters Club (OTMC), a sete alunos do Ensino Secundário e a três professores da Escola Secundária Luís de Freitas Branco. Estas Bolsas, com a duração de 12 meses, têm por objetivo desenvolver e aperfeiçoar a confiança na comunicação oral e de liderança, perante o público, que, por sua vez, potenciarão a autoconfiança e o crescimento pessoal.

Trata-se de um projeto-piloto na área da inovação pedagógica com enfoque no desenvolvimento de competências em Comunicação e Liderança para jovens em idade escolar, cuja realização é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, a Associação sem fins lucrativos Oeiras Toastmasters Club (OTMC) e o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos - Escola Secundária Luis de Freitas Branco.

Os alunos e professores contemplados com a BDP já frequentam o OTMC desde outubro de 2018, nas instalações do Centro de Juventude de Oeiras. Nas sessões de formação (com um total de 200 horas) treinam competências de comunicação e, também, sempre que tomam parte ativa nas sessões como avaliadores, com funções específicas, treinam competências de liderança.

A frequência desta formação é uma mais-valia para a vida futura dos alunos e professores, na medida em que influencia positivamente os seus processos de aprendizagem e de desempenho pessoal e profissional.

Trata-se da bolsa de mérito escolar 'Bolsa de Desenvolvimento Pessoal' (BDP), um projeto com uma identidade visual própria, que procura estar próximo da comunidade escolar, e que obedece a uma metodologia de trabalho de formação dos Toastmasters International, de que o clube português faz parte. De referir que a Toastmasters International, criada em 1924 nos EUA, é uma organização internacional sem fins lucrativos. Líder mundial na arte de comunicar e na formação de líderes, está presente em 142 países e 5 continentes. Em Portugal já são mais de 30 clubes espalhados de Norte a Sul do país.

O apoio financeiro disponibilizado pelo Município, que surge por solicitação do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, tem o valor de 1200€, sendo atribuído à Oeiras Toastmasters Club, uma associação sem fins lucrativos de Ensino de Técnicas de Comunicação e Liderança, que pertence à Toastmasters International, líder mundial na arte de comunicar e na formação de líderes.

No âmbito de um processo de autoavaliação do projeto, o Oeiras Toastmasters Club lançou um inquérito online e confidencial às bolseiras, destinado a avaliar o grau de satisfação em relação a aspetos específicos da sua formação nas áreas da Comunicação e Liderança, bem como a identificar os pontos fortes e áreas de melhoria. Numa escala de medida de 1 a 5 foi também contemplada a variável entre o “Nada Satisfeito” (1) e o “Totalmente Satisfeito” (5).

Os valores, que se situam acima dos 4 pontos em cada um dos 9 aspetos específicos do questionário, são excelentes. O que melhorou ao longo dos seis meses de Formação Toastmasters? Saber ouvir e dar feedback de forma construtiva (4,9); Organização do discurso (4,6); Saber interpretar a mensagem num diálogo (4,6); Interpretar a mensagem no dialogo (4,5); Importância da postura corporal (4,3); Capacidade de discursar em público (4,3); Auto-confiança em falar em público (4,1); Desempenho colaboracional (4,1%). Os valores obtidos para a variável “Recomendarias a Bolsa/ Formação a Alguém?” não podiam ser melhores! Situam- se nos 4,9 pontos.