Município de Oeiras investe 600 mil euros em centro de dia para seniores

Município de Oeiras investe 600 mil euros em centro de dia para seniores

05 jul 2019
  • Apoio Social
  • Investimento
foto

As novas instalações do centro de dia e de apoio domiciliário de Porto Salvo, que dispõem de cerca de 1190 m2 de área útil, foram inauguradas no passado dia 23 de junho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na presença do Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente. A obra e o apetrechamento do espaço, orçados em mais de 670 mil euros, foram comparticipados pelo Município de Oeiras em 600 mil euros.

 “Este investimento vai permitir o aumento da capacidade de resposta na área do apoio à população mais idosa, com a abertura de 40 novas vagas no centro de dia e de 75 novas vagas no serviço de apoio domiciliário. Será ainda possível criar outras respostas para o envelhecimento ativo, igualmente, identificadas como prioritárias para o concelho e para esta freguesia em particular”, explica o Presidente do Município, Isaltino Morais.

Dentre os novos serviços que serão criados, destaca-se o Espaço Sénior, que disponibilizará atividades lúdicas, tais como informática, aulas de canto e música, artes decorativas e plásticas, entre outras.

As novas instalações vão ainda permitir o alargamento do período de funcionamento do centro, que passará a estar aberto das 8:00 da manhã até às 20h00.

O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Porto Salvo (CSPNSPS) é uma instituição particular de solidariedade social fundada em Setembro de 1992, cuja missão passa pela prestação, criação e desenvolvimento de serviços sociais adequados às necessidades da comunidade, promovendo a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana. Além das respostas sociais dirigidas a seniores, a CSPNSPS disponibiliza também creche, educação pré-escolar e atividades de tempos livres para crianças do 1º e 2º ciclos, entre outras.

Adjacente a este novo equipamento refira-se ainda a nova igreja, que foi comparticipada pelo Município com a verba de 500 mil euros.