Município de Oeiras lançou transporte para ligar estação de Paço de Arcos aos parques empresariais

Município de Oeiras lançou transporte para ligar estação de Paço de Arcos aos parques empresariais

03 set 2019
  • Mobilidade
foto

 

O Município de Oeiras lançou no passado dia 2 de setembro, o Valley Shuttle: um transporte de passageiros de média capacidade, que assegurará a ligação entre a estação de caminho-de-ferro de Paço de Arcos e os parques empresariais da Quinta da Fonte, Lagoas Park e Taguspark, nos dias úteis, entre as 07:00 e as 19:00. O Valley Shuttle passa de 20 em 20 minutos.

O novo transporte insere-se na estratégia do Município para melhorar a mobilidade no concelho, uma das grandes prioridades do atual Executivo Municipal, que tem vindo a reforçar o investimento nesta área, colmatando as lacunas da oferta dos operadores de transporte coletivo licenciados pela Administração Central.

 

“A existência de alternativas de mobilidade urbana é uma das principais preocupações dos cidadãos no momento de escolher o local de residência e/ou de emprego e é igualmente um fator determinante para a implementação de empresas no território”, explica Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, acrescentando que “a aposta na mobilidade e, dentro desta, nos transportes públicos é, por isso, fundamental para o aumento da competitividade das cidades e uma peça-chave no combate às alterações climáticas”.

 

A ligação efetuada pelo Valley Shuttle vai oferecer uma solução mais sustentável e económica às dezenas de milhares de pessoas que diariamente se deslocam para estes parques empresariais.

Ainda neste sentido, o Município tem em fase de estudo a continuação da implementação de um transporte, em linha dedicada, que irá ligar as estações de caminho-de-ferro de Paço de Arcos e Cacém (no concelho de Sintra), passando pelos três parques empresariais, numa ligação considerada estratégica para a região pela Área Metropolitana de Lisboa.

Recorde-se que, em junho, a Câmara Municipal de Oeiras arrancou com a obra do viaduto da Quinta da Fonte (que vai ligar o Parque das Cidades à Quinta da Fonte), cujo investimento rondou os 2 milhões de euros e que vai permitir uma distribuição mais equilibrada dos fluxos rodoviários, diminuindo os constrangimentos de trânsito que se sentem sobretudo em horas de ponta.      

2 Milhões de euros (por ano) é também o valor do investimento do Município nos novos passes sociais lançados em março e que permitiram às famílias poupanças elevadas.

Por outro lado, em 2018, o Município colocou em circulação, na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada – Dafundo, o COMBUS (transporte coletivo de passageiros); no último trimestre de 2019, o COMBUS passará a circular também na União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias e, em 2020, o serviço será alargado ao restante território.

O Município tem ainda em desenvolvimento projetos de vias estruturantes, entre as quais se destacam a Via Longitudinal Sul (1ª Troço - Lage / Nó de Oeiras da A5, 2ª Troço - Quinta da Fonte / Cidade do Futebol); Via Longitudinal Norte (Troço Queijas / Carnaxide); Via de Distribuição Primária (Troço Porto Salvo / Talaíde); Ligação Santo Amaro de Oeiras – Paço de Arcos (a sul da linha de caminho de ferro); Ligação Porto Salvo – Vila Fria; Variante à Avenida do Forte, em Carnaxide; Variante à Avenida 25 de Abril, em Linda-a-Velha; e Variante ao Centro de Barcarena.

A promoção da mobilidade suave é também uma aposta de Oeiras, estando em desenvolvimento os projetos de um conjunto de ciclovias ou vias cicláveis: a Ciclovia da Estrada da Medrosa (entre a Praia da Torre e a Fundição de Oeiras); a Ciclovia de Nova Oeiras; e a Ciclovia Empresarial (entre a Estação de Caminho de Ferro de Paço de Arcos e o Parques Empresarias da Quinta da Fonte e Lagoas Park).          

   

 

Consulte mais aqui.