Município de Oeiras marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019

Município de Oeiras marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019

29 mai 2019
  • estratégia e economia
  • ciência e inovação
  • cidadania participativa
  • Investimento
foto

O Município de Oeiras marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019 com projetos inovadores sobre o território de Oeiras e desenvolvidos por empresas aqui sediadas.

Sob o conceito de Oeiras Valley, programa com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país e com o qual se pretende expor o que de melhor se faz nos setores mais inovadores da economia e da ciência, esta participação pretendeu mostrar as principais iniciativas, já implementadas ou em desenvolvimento.

No stand de Oeiras foi possível conhecer os projetos BIM (Building Information Modelling) através de duas apresentações “Digitalizar a Construção: o BIM na Teixeira Duarte“, realizadas pela Teixeira Duarte, empresa sedeada em Oeiras que acompanhou o Município nesta exposição com este projeto, que representa uma abordagem tecnológica inovadora que está a revolucionar o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

O Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra e a Escola Secundária Quinta do Marquês marcaram presença com projetos nas áreas da robótica, com a construção de pequenos robots em lego movidos por uma aplicação e o projeto Astro Pi, que permite programar um minicomputador a bordo da Estação Espacial Internacional; e na área do desenvolvimento de aplicações, com o projeto App’s For Good. Estes alunos do ensino superior, secundário e básico divertiram-se e viveram uma experiência diferente e motivadora.

A Universidade Atlântica esteve presente com o projecto Brandseye, inteligência social e análise de sentimentos que tem como objetivo perceber o comportamento do consumidor sobre uma marca, empresa, cidade ou produto, através do que é, genuinamente, e publicamente, partilhado online. Utilizando softwares de big data, inteligência artificial e machine learning, é possível, num espaço curto de tempo, obter grande volume de informação sobre o tema em estudo que depois, através da análise semântica de texto, interpreta automaticamente os dados.

A Municípia marcou presença com projetos na área dos sistemas de informação geográfica, dados LIDAR e a Green Energy, plataforma que ajuda a promover eficiência energética dos edifícios. Esteve presente também o Projeto Oeiras 30+, que suscitou bastante curiosidade. Este projeto de solidariedade consistiu na oferta aos 30 municípios com mais de 20% do território ardido nos grandes incêndios de 2017 de um conjunto de imagens aéreas, e na criação de ortofotomapas de alta resolução espacial, bem como na disponibilização de uma plataforma informática para apoio técnico tanto aos Municípios como para consulta da população em geral.

O drone salva vidas de apoio às praias e à Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e o EcoKart, da Ecomood, foram duas das atrações no stand de Oeiras, tendo gerado curiosidade e até alguma animação.

Por fim as duas startups da Incubadora do Taguspark: a Nocktronics, empresa com soluções End-to-End (E2ES) que esteve presente com o projeto Ferfonia, desenvolvido para a empresa Fertagus S.A,, que consiste num retrofit do equipamento de áudio embarcado; e a Aquamore, que levou um sistema inovador que apenas permite que a água fria saia pela torneira quando está quente, evitando o desperdício quando apenas se pretende água quente. O sistema Aquamore injeta a água novamente na canalização de água fria. Quando regista a temperatura desejada esta tecnologia normaliza o fluxo de água.

Esta última startup venceu o Prémio Startups, atribuído pela organização deste evento.No Portugal Smart Cities Summit 2019 Oeiras mostrou o que de melhor se faz na tecnologia, ciência, educação, inovação e inteligência territorial em Portugal.