Nómadas do Pensamento - Descolonizar as Mentes e a Cultura

Nómadas do Pensamento - Descolonizar as Mentes e a Cultura

Dino d’Santiago, Mia Couto e Maria Inácia Rezola são os próximos convidados

04/07/2023 a 04/07/2023

Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras

Gratuito

04 de Julho de 2023
  • Oeiras
  • descobrir
  • viver
  • Cultura
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Nómadas do pensamento banner

Dino d’Santiago, Mia Couto e Maria Inácia Rezola participam na próxima edição de 'Nómadas do Pensamento', que terá como tema ‘Descolonizar as Mentes e a Cultura’.

A iniciativa tem Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto como anfitriões, e realiza-se no próximo dia 4 de julho, pelas 21h30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.

'Nómadas do Pensamento' é um conjunto de debates que pretende regressar a temas intemporais, libertos de condicionamentos e espartilhos herdados dos percursos históricos que desde há muito limitaram o debate entre o Religioso, o Espiritual, a Estética e a Filosofia. 

Descolonizar as Mentes e a Cultura
Fruto do desenvolvimento dos direitos cívicos, hoje percebemos que a forma de encarar a cultura, especialmente, o passado, está em mudança, desafiando o que era normal. A sociedade exige outros olhares, outras vozes: não se trata apenas de memória e de cultura, mas da forma de nos vermos, da forma de darmos lugar a nós mesmos numa identidade coletiva, matizada e criada nas múltiplas identidades silenciadas. A colonização não foi apenas em África ou noutras paragens, nem foi apenas para com quem vivia ancestralmente nesses territórios. A colonização, como processo de imposição de modelos, teve lugar em todos os quadrantes, dos colonizados aos próprios colonizadores. A colonização da cultura não nos remete apenas para uma realidade, mas para todos os processos de aculturação que, geração após geração, oprimem, escondem, definem verdades. 
Descolonizar é mais do que regressar com outro olhar à "saga" dos chamados Descobrimentos, é mais do que voltar às culturas oprimidas e destruídas, rever esse passado e equacionar o que fazer com ele. Descolonizar é também valorizar a liberdade, seja a criativa, seja a de opinião, e libertar a cidadania de amos e de servos.
Esta iniciativa tem entrada livre, sujeita à capacidade da sala por ordem de chegada, e será transmitida online através das páginas de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras, e do canal de Youtube do Município de Oeiras.