Nos Leitores Novembro 2023

Nós Leitores | Novembro 2023

Samuel Úria é o próximo convidado do ‘Nós Leitores’.

09/11/2023 a 09/11/2023

Palácio do Egipto

Gratuito

09 de Novembro de 2023
  • Oeiras
  • viver
  • Educação
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Lazer
  • Música
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
N

Samuel Úria é o próximo convidado do ‘Nós Leitores’.

A sessão acontece dia 9 de novembro, pelas 19h, no Palácio do Egipto, em Oeiras.

‘Nós Leitores’ é uma iniciativa do Município de Oeiras, promovida pelas Bibliotecas Municipais, onde figuras públicas são desafiadas a escolher um dos livros que mais prazer lhes proporcionou, a falar sobre o livro (ou livros) que estão a ler de momento, e o livro cuja leitura andam a adiar indefinidamente, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura.

Com moderação de Tito Couto.

Saiba mais sobre o convidado e o moderador:

➡️ Samuel Úria
Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Samuel Úria leva para os palcos o blues do Delta do Dão. De lenda rural para lenda urbana, tudo está certo: meio homem meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole.

Com uma proveniência marcada pelo punk, pelo rock’n’roll e pela estética low-fi, Samuel Úria tem ganho notoriedade desde 2008.

Da sua discografia ‘oficial’ em nome próprio, constam quatro LP e dois EP – ‘Canções do Pós-Guerra_solo’ (2021); ‘Canções do Pós-Guerra’ (2020); ‘Marca Atroz’ (2018); ‘Carga de Ombro’ (2016); ‘O Grande Medo do Pequeno Mudo’ (2013); e ‘Nem Lhe Tocava’ (2009). Já na ‘não oficial”’ e associada à editora FlorCaveira, dois CD-R e um EP-R – ‘O Caminho Ferroviário Estreito’; ‘Em Bruto’; e a ‘Descondecoração de Samuel Úria’. A somar, colaborações nos projectos ‘Velhas Glórias”, ‘Ninivitas’ ou ‘Maria Clementina’.

A par de prestações ao vivo vibrantes e inesquecíveis, Samuel Úria destaca-se entre pares pela sua singularidade no uso da língua materna, as suas canções podem ser encontradas no repertório de Ana Bacalhau, Ana Moura, António Zambujo, Cindy Kat, Clã, Cláudia Pascoal, HMB, Marta Hugon ou Miguel Araújo, consagrando-o como o mais interessante cantautor do século XXI. 

Ainda no campo da composição, recentemente teve oportunidade de ser responsável pela banda sonora da série da SIC ‘Prisão Domiciliária’ e, para uma encenação de Sandra Barata Belo sob um conto de Afonso Cruz, compôs para a peça ‘Cochinchina’.

➡️ Tito Couto
É formado em Jornalismo. Escreveu para o Jornal de Notícias (Público e Press Association) e produziu dezenas de eventos literários nacionais e internacionais, entre os quais se destacam as presenças portuguesas na Feira do Livro de Bogotá (2013) e Guadalajara (2018). Dinamiza há 12 anos o programa Conta-me histórias, onde já entrevistou dezenas de músicos portugueses em mais de três centenas de espectáculos. Em 2016 lançou o livro Algo estranho acontece, sobre António Zambujo e Miguel Araújo. Escreveu a biografia Carmen Miranda. Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, com ilustrações de Sofia Neto, da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma parceria do Pato Lógico com a Imprensa Nacional.

Atividade gratuita, sujeita à capacidade da sala por ordem de chegada.

Evento com transmissão na página de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais.

Para mais informações:
📞 214 406 340 | ✉ fernanda.marques@oeiras.pt
📸 A Câmara Municipal de Oeiras reserva-se o direito de recolher imagens do evento para efeitos de divulgação.