Nós, Leitores | Rita Redshoes

Nós, Leitores | Rita Redshoes

Rita Redshoes é a convidada do ‘Nós Leitores’ de maio.

16/05/2024 a 16/05/2024

Biblioteca Municipal de Algés

Gratuito

16 de Maio de 2024
  • Algés
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • Música
  • Família
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo

Rita Redshoes, autora e intérprete, é a convidada da próxima sessão do programa ‘Nós, Leitores’ que se irá realizar dia 16 de maio, 5ª feira, pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Algés.

Com uma carreira de sucesso na música, Rita Redshoes irá partilhar com público os livros de sua eleição, numa conversa descontraída sobre leitura e literatura, que terá a moderação ao cargo de Tito Couto.⁠ 

‘Nós Leitores’ é uma iniciativa do Município de Oeiras, promovida pelas suas Bibliotecas Municipais, onde figuras públicas são desafiadas a escolher um dos livros que mais prazer lhe proporcionou, a falar sobre o livro (ou livros) que está a ler de momento, e o livro cuja leitura anda a adiar indefinidamente, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura.

Saiba mais sobre o convidado e o moderador:

➡️ Rita Redshoes
A carreira de Rita Redshoes conta com cinco álbuns de originais entre 2008 e 2021.

Enquanto autora e intérprete, tem somado colaborações com nomes incontornáveis da música portuguesa como David Fonseca, The Legendary Tigerman, Noiserv, GNR ou Fernando Tordo. Tem ainda colaborado em inúmeras bandas sonoras premiadas para teatro e cinema.

A sua aventura no universo musical começa em 1996, ainda conhecida por Rita Pereira. Como baterista, junta-se ao leque de músicos que compõem o grupo de teatro Ita Vero. Um ano depois, começa a cantar e a tocar teclados nos Atomic Bees, com os quais edita o álbum Love.noises.and.kisses (2001).

Toca baixo no grupo Rebel Red Dog, mas é com o projeto Photographs que começa a desenhar aquilo a que viria a ser Rita Redshoes. O nome que adota
artisticamente em 2007 remete ao imaginário do filme O Feiticeiro de Oz e ao tema Let’s Dance, de David Bowie.

É como Rita Redshoes que edita o single de estreia Dream on Girl, incluído no primeiro álbum Golden Era (2008). O disco é totalmente cantado em inglês e as suas linhas pop, a versarem entre o uptempo e o registo mais intimista, têm sucesso imediato. Temas como Hey Tom, The Beginning Song, Choose Love e o já referido Dream on Girl servem de cartão de visita para o mundo de Rita Redshoes.

Segue-se Lights & Darks (2010), registo de confirmação da cantora e compositora como uma das mais entusiasmantes artistas da sua geração. O álbum remete para as mais diversas áreas: desde a ambientação e texturas renascentistas da pintura, à escrita de autores literários como D.H. Lawrence, Albert Camus ou Florbela Espanca, passando pela música de compositores de renome como Les Baxter, Henry Mancini ou Arthur Lyman.

Em 2012 estreia o espetáculo The Other Woman, onde explora a importância que ser mulher tem na caracterização da sua atividade artística. Neste homenageia autoras, compositoras e intérpretes que a inspiraram, tais como PJ Harvey, Joan Jett, Nina Simone, Joni Mitchell ou Patti Smith.

Regressa aos álbuns de originais com Life is a Second of Love (2014), gravado entre Portugal e o Brasil, com produção a cargo de Gui Amabis. Deste sai o single de sucesso Broken Bond e nele colaboram, nos coros, Afonso Cabral, David Santos (Noiserv) e Salvador Menezes, dos You Can’t Win, Charlie Brown.

Em 2016, edita Her, quarto disco de originais, ao qual se juntam músicos de renome como Knox Chandler, Earl Harvin e Greg Gohen. O produtor escolhido foi Victor Van Vugt, responsável pelo mesmo papel no aclamado álbum Murder Ballads de Nick Cave and The Bad Seeds. Em Her, Rita Redshoes escreve e interpreta, pela primeira vez a solo, três temas em português, um dos quais em coautoria com Pedro da Silva Martins.

Faz-se aqui a ponte para Lado Bom (2021), quinto álbum e primeiro que escreve na íntegra em português, assumindo um registo que admite ser o mais pessoal da discografia. Deste saem os temas O Amor Não é Razão, Rosa Flor e Contigo é Pra Perder, com a participação especial de Camané.

A sua carreira é também marcada por projetos de cariz pedagógico para os mais novos. Destaca-se Rita e a Floresta dos Legumes, que aborda temas como a promoção da saúde e a atividade física. Composto por dois livros, Rita e a Floresta dos Legumes e Rita e a Aventura Feliz, dirige-se a crianças, podendo ser apresentado em organizações educativas a partir de vários modelos. Inclui temas originais, musicados por Rita Redshoes, e uma peça de teatro, adaptada das histórias dos livros.

Em 2023, idealiza o espetáculo Chinfrim, dirigido igualmente a crianças, mas também aos pais das mesmas. Totalmente composto por canções originais, a estas junta-lhes ambientes visuais e performance adequados a vários dilemas de crescimento. 
É igualmente responsável pela banda sonora do espetáculo de teatro para bebés 'Frágil' e de uma exibição especial do filme 'O Balão Vermelho', curta-metragem clássica do cinema infantil francês.

 

➡️ Tito Couto
É formado em Jornalismo. Escreveu para o Jornal de Notícias (Público e Press Association) e produziu dezenas de eventos literários nacionais e internacionais, entre os quais se destacam as presenças portuguesas na Feira do Livro de Bogotá (2013) e Guadalajara (2018). Dinamiza há 12 anos o programa Conta-me histórias, onde já entrevistou dezenas de músicos portugueses em mais de três centenas de espectáculos. Em 2016 lançou o livro Algo estranho acontece, sobre António Zambujo e Miguel Araújo. Escreveu a biografia Carmen Miranda. Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, com ilustrações de Sofia Neto, da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma parceria do Pato Lógico com a Imprensa Nacional.
 

Atividade gratuita, sujeita à capacidade da sala por ordem de chegada.
Evento com transmissão na página de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais.

ℹ️ Para mais informações:
📞 214 406 340 | ✉️ fernanda.marques@oeiras.pt