Novartis inaugura sede no Taguspark

Novartis inaugura sede no Taguspark

05 fev 2014
  • estratégia e economia
  • ciência e inovação
  • Investimento
foto

A farmacêutica Novartis inaugurou, no passado dia 5 de fevereiro, a sua nova sede em Portugal, na praça central do Taguspark. O edifício custou 14 milhões de euros e vai permitir reunir os 320 trabalhadores de todas as divisões que compõem o grupo. O presidente da República, Cavaco Silva, os ministros da Saúde e da Economia, Paulo Macedo e António Pires de Lima, e o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, marcaram presença na cerimónia de inauguração, onde também esteve David Epstein, membro do comité executivo da Novartis e CEO da divisão Novartis Pharmaceuticals.

Implantando numa área de construção superior a sete mil metros quadrados, o edifício de quatro pisos tem a assinatura do arquiteto Frederico Valsassina e alberga agora as cinco empresas que constituem o grupo Novartis e com presença em Portugal: Novartis Pharma (medicamentos inovadores), Vacinas (Prevenção), Sandoz (medicamentos genéricos); Consumer Health (medicamentos de venda livre) e Alcon (cuidados oftalmológicos, cirúrgicos e farmacêuticos).

Até à mudança para o Taguspark, as divisões da Novartis encontravam-se dispersas por várias localizações na zona da Grande Lisboa. Ao juntá-las todas no mesmo espaço, a Novartis pretende desenvolver sinergias entre as empresas do grupo, maior produtividade a longo prazo e reforçar a notoriedade junto dos seus parceiros e clientes.“Este novo espaço permite fomentar as sinergias entre todas as empresas do grupo, para melhor respondermos às necessidades de saúde em Portugal”, sublinhou Cristina Campos, presidente da Novartis Portugal e diretora geral da divisão Farma. Aquela responsável afirmou ainda que a inauguração da nova sede da empresa no Taguspark representa um “reforço do compromisso com Portugal e, ao mesmo tempo, da imagem e notoriedade da Novartis” no País que se assume, cada vez mais, como “um centro de decisão importante no seio da empresa”. Uma das áreas em que a Novartis tem reforçado o investimento é nos ensaios clínicos em Portugal. O valor de investimento em operações de Investigação e Desenvolvimento da farmacêutica no território nacional foi de 4,8 milhões de euros em 2013 – um aumento de 70% em relação a 2009.