Novos apartamentos para jovens em Paço de Arcos

Novos apartamentos para jovens em Paço de Arcos

04 jul 2017
  • Habitação
foto

Decorreu no dia 25 de junho a cerimónia de entrega de chaves de 38 casas, cinco no âmbito do programa de habitação jovem e 33 do programa de habitação municipal.

Recorde-se que o Município promoveu, no passado mês de maio, o sorteio de fogos de tipologias T0 a T2 no âmbito do programa de habitação jovem. Os apartamentos localizam-se no número 176 da Rua Costa Pinto, imóvel adquirido em 2003 e posteriormente objeto de obras de reabilitação, concluídas em 2016.

De assinalar que o programa de habitação jovem prevê a aquisição e recuperação de imóveis nos centros históricos do concelho com a intenção de criar condições para que os mais jovens ali se fixem, dinamizando social e economicamente aqueles núcleos, num investimento total, até 2020, de 30 milhões de euros.

O programa tem como meta a disponibilização de um total de 300 fogos destinados a jovens munícipes ou trabalhadores no concelho de Oeiras com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

Neste âmbito já foram adquiridos 24 edifícios que permitiram a criação de 146 frações, das 95 previamente existentes. De assinalar que os imóveis mais antigos apresentam normalmente tipologias do tipo T6 ou T7, pelo que em média um fogo adquirido resulta em 1,6 fogos propostos, logo por cada dois fogos adquiridos é possível projetar, em média, três.

O Município já atribuiu 38 fogos, distribuídos pelos núcleos históricos de Oeiras, Paço de Arcos, Carnaxide e Dafundo.

Durante o ano de 2017 está previsto o arranque de obras de reabilitação em 34 fogos.