Oeiras abre viveiros ao público e oferece lembrança aos visitantes

Oeiras abre viveiros ao público e oferece lembrança aos visitantes

07 mai 2020
  • estratégia e economia
  • Ambiente
  • Lazer
  • Cultura
foto

O Município de Oeiras abriu as portas dos Viveiros da Fábrica da Pólvora de Barcarena ao público, desde o dia 2 de janeiro, de 2ª a 6ª feira, entre as 09H e as 12H. Aos visitantes que residam no concelho de Oeiras será oferecida uma lembrança para embelezarem os seus jardins.

O Município de Oeiras é conhecido e reconhecido, dentro e fora da sua área geográfica, pela elevada qualidade dos seus espaços verdes. Desconhecido será o facto de que estes espaços verdes são maioritariamente construídos com recurso a espécies vegetais, árvores, arbustos e herbáceas produzidas nos viveiros municipais, tendo sido utilizadas cerca de 60.000 unidades no decurso do corrente ano.

O Município dispõe de dois viveiros – um no Complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena e outro na Quinta Real de Caxias – com particularidades ambientais muito interessantes, designadamente a Produção Biológica, o abastecimento hídrico através de furos artesianos e o encaminhamento de todo o material vegetal decorrente do processo de produção para compostagem.

Não encerrando a sua atividade apenas na produção de espécies vegetais, os viveiros dispõem ainda de plantas ornamentais para a decoração de eventos municipais e particulares, a título de empréstimo, tendo sido movimentadas, este ano, mais de 800 plantas.

Pela sua reconhecida importância ambiental e no âmbito do Plano de Educação Ambiental, todos os anos realizam-se cerca de 60 visitas guiadas a escolas do ensino básico, envolvendo atividades práticas de horticultura, na Horta Pedagógica do Viveiro da Quinta Real e de jardinagem no Viveiro da Fábrica da Pólvora.