Oeiras assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Oeiras assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03 dez 2020
  • Apoio Social
  • Comunicação
foto

Todos os anos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado a 3 de dezembro, é assinalado pelas entidades locais que trabalham nesta área de intervenção e que integram o GTDI - Grupo de Trabalho da Deficiência e Incapacidade da Rede Social de Oeiras, em colaboração com o Município de Oeiras.

Estas comemorações têm incluído todos os anos a dinamização de diversas atividades lúdicas e pedagógicas que pretendem dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas diferentes entidades, na promoção da pessoa com Deficiência, com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade em geral, desmistificando preconceitos, estigmas e discriminação tantas vezes associadas a esta problemática. Nos últimos dois anos, as comemorações deste dia terminam com um almoço de natal oferecido pelo Município de Oeiras, às entidades que intervêm junto das pessoas com deficiência, a saber, APCL - Centro Nuno Belmar da Costa, CERCIOEIRAS, Associação “A Casa de Betânia”, EMDIIP – Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce, ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda e ELI Oeiras - Equipa Local de Intervenção Precoce.

Este ano e face aos constrangimentos impostos pela pandemia COVID 19, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será igualmente assinalado, mas contextualizado às limitações definidas. Não obstante a impossibilidade de nos unirmos fisicamente, tem sido dado continuidade a um trabalho de parceria, e de proximidade junto das entidades que trabalham com os grupos mais vulneráveis apoiando o trabalho de cada uma, em prol do bem-estar e da inclusão dos nossos munícipes.

Assim, a 3 de dezembro, será lançado um vídeo alusivo a este dia, sob o tema “Face à Diferença, Fazemos a Diferença”. Realizar-se-á igualmente um Webinar, pelas 21h00, sob o tema 2020 (in)Capacidade e Saúde Mental, que prevê um espaço de debate alusivo ao tema. Este debate contará com a presença de entidades que intervêm na área da Deficiência e Saúde Mental da Infância à idade Adulta, contando ainda com a presença da Senhora Vereadora Dra. Teresa Bacelar.