Hoje, dia 19 de agosto, celebra-se mundialmente a invenção de uma técnica que veio revolucionar a forma como registamos o quotidiano: a fotografia.
Este ano, para assinalar o Dia Mundial da Fotografia, foi escolhida uma imagem do espólio fotográfico do Município referente a uma reunião da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oeiras, realizada em 1933.
Se por um lado, a fotografia pode ser para as pessoas o testemunho da sua vida e da sua história, por outro, pode ser poesia, uma vez que nos permite viajar no tempo e tem a capacidade de nos fazer sonhar.
A fotografia é também um documento importante para os Arquivos, na medida em que, pela sua informação visual, social e histórica, desempenha um contributo fundamental para o estudo sociológico e cultural dos lugares e das sociedades.
Por este motivo, é extremamente importante a conservação dos documentos fotográficos pelos Arquivos, dado que são elementos fundamentais para a preservação da ‘Memória e Identidade’.
O Serviço de Arquivo Municipal de Oeiras, com base nestes princípios, tem-se pautado pelo esforço de preservar, de forma organizada, os documentos que espelham a ‘Memória e Identidade’ do Município ao longo dos anos.
📷 Reunião da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oeiras. Sentados à volta da mesa do Salão Nobre estão: o Presidente João Saldanha Oliveira e Sousa, 6.º Conde de Rio Maior, o Vereador e Administrador do Concelho, Pereira Coentro, bem como os restantes elementos da vereação | Serviço de Arquivo Municipal, Coleção Atividades do Município, P. 01, n.º 000208 | Data: 1933.
Saiba mais visitando a página do Serviço de Arquivo Municipal de Oeiras.