Oeiras dá nova vida aos plásticos das praias

Oeiras dá nova vida aos plásticos das praias

29 nov 2019
  • Ambiente
  • Cultura

​A praia de Santo Amaro de Oeiras foi este verão palco de uma iniciativa inédita que consistiu em desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos materiais e resíduos plásticos produzidos enquanto permaneciam na praia.

Para o efeito foi colocado no areal um plasticódromo : um depósito onde os utilizadores da praia colocaram o plástico para que pudesse ter uma nova vida e não acabasse no mar.

O plasticódromo, que ali permaneceu durante três dias, teve a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecero respetivo peso em quilos, a cada novo dia.

Os plásticos recolhidos no âmbito deste projeto serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física e instalados naquela praia.

Este projeto é promovido pelo Lidl Portugal em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e a Agência Portuguesado Ambiente (APA).

O Município de Oeiras associou-se ao projeto pela relevância do seu objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável.

Assinale-se que Oeiras tem sido um bom exemplo nacional no que diz respeito à promoção da redução do consumo de plástico e na sua reutilização e valorização.