No Dia de Portugal, Oeiras faz homenagem aos militares mortos no Ultramar

No Dia de Portugal, Oeiras faz homenagem aos militares mortos no Ultramar

A cerimónia teve lugar no Jardim do Ultramar, em Oeiras.

10 jun 2023
  • viver

O Município de Oeiras assinalou hoje, dia 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas numa cerimónia que homenageou os Militares do Concelho de Oeiras, mortos na Guerra do Ultramar.

Este evento teve lugar no Jardim do Ultramar, em Oeiras, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal, Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, e, ainda, de representantes da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Associação de Paraquedistas – Tejo Norte, Liga dos Combatentes e da Polícia de Segurança Pública – Esquadra de Oeiras.


 

Num jardim cercado por muito verde e com um conjunto escultórico da autoria de Maria Morais, que evoca a memória dos 28 oeirenses que perderam as suas vidas no período de 1961 a 1975 em território africano, a sessão solene de homenagem iniciou com o Hino de Portugal.

O Padre Sérgio Mendes, da Paróquia de Oeiras, fez uma bênção em memória daqueles que partiram na Guerra, tendo sido, logo depois, depositada uma coroa de flores junto ao monumento de homenagem aos Militares, por cada uma das instituições presentes.


 

Na ocasião, Isaltino Morais, relembrou os militares que estiveram em África e que o Município de Oeiras ergueu este monumento, do Jardim do Ultramar, para homenagear a memória daqueles que, corajosamente, tombaram na guerra a lutar pela pátria.

“Ao evocarmos a memória dos que caíram naquelas terras distantes, sentimo-nos nós próprios dignificados e honrados, sentindo profundo orgulho em termos servido a força armada” afirmou em seu discurso, o Presidente do Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes, Isaías Teles.