Oeiras homenageia Patrão Lopes

Oeiras homenageia Patrão Lopes

01 set 2020
  • Cultura
foto

No domingo, 30 de agosto, o Município de Oeiras homenageou Joaquim Lopes, Patrão Salva Vidas. A cerimónia decorreu no Jardim de Paço de Arcos seguida da deposição de Flores no seu Mausoléu no Cemitério de Oeiras, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais acompanhado, pelo executivo municipal.

Recorde-se que Joaquim Lopes, nascido em 1798, ficou conhecido pelo seu primeiro ato heróico aos 25 anos, quando interveio no salvamento de um homem que tentava atravessar com o filho a foz da ribeira de Oeiras. Residente em Paço de Arcos desde os 21 anos, Patrão Lopes, como era conhecido, trabalhou como remador da falua do Bugio que fazia o aprovisionamento do Forte do Bugio.  Em 1833, foi-lhe atribuído o cargo de Patrão da Falua do Bugio. Conhecido pelos salvamentos que realizara, a França concedeu-lhe a medalha de 'Dedicação e Mérito' por ter salvo parte da tripulação do Esthefanie que se partira todo junto ao Bugio. 

Com o reconhecimento da sua coragem nos salvamentos que realizara, em 1859 o salva-vidas é colocado em Paço de Arcos sob as ordens do Patrão Lopes. Em 1890, com 92 anos de idade, Joaquim Lopes, Patrão de Salva Vidas falece, mas ainda hoje é recordado como benemérito heróico reconhecido em Portugal e no estrangeiro pelas vidas que salvou do mar.