Oeiras inaugura mais uma escola de excelência

Oeiras inaugura mais uma escola de excelência

20 out 2012
  • Educação
  • Investimento
foto

No dia 20 de Outubro, a Câmara Municipal de Oeiras inaugura oficialmente a nova EB1/JI Gomes Freire de Andrade, uma escola cuja obra foi realizada em menos de dois anos e que resultou de um investimento de cerca de 6 milhões de Euros com arranjos exteriores. A obra é comparticipada por financiamento do QREN - Programa Operacional de Lisboa, no valor de € 1.543.750,00. O restante montante, € 4.457.250 é de investimento municipal.

A qualidade dos materiais utilizados e a arquitetura do edifício fazem deste um estabelecimento de ensino inovador, moderno e que proporciona à comunidade escolar instalações aprazíveis e de qualidade.

A nova EB1/JI Gomes Freire de Andrade marca a diferença: onde existiam um edifício desatualizado e um terreno inóspito passam a existir 16 salas de aula para o 1.º Ciclo e três salas de jardim-de-infância, salas de expressão plástica, de música/multiusos, laboratórios para a iniciação à experimentação científica, informática, centros de recursos / biblioteca, salas de estudo/apoio, cozinha e refeitório em conformidade, espaços para a atividade física e desportiva, instalações de apoio, secretaria, salas de experiência, música e polivalentes, áreas desportivas, biblioteca, zonas de recreio coberto e descoberto, parque infantil e campo de jogos.

A criação de mais quatro salas de aula na nova Escola permite erradicar o funcionamento de horários duplos que subsistia na EB1 Conde Ferreira e aumentar a oferta do pré-escolar público na freguesia de Oeiras.

No ano letivo 2012/2013, a EB1/JI Gomes Freire de Andrade acolhe 73 crianças no Pré-Escolar e 259 alunos no 1.º Ciclo distribuídos por três salas do Pré-Escolar e 11 turmas do 1.º ciclo respetivamente.

A nova Escola integra o Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra a par da EB1 Conde Ferreira, da EB1/JI Manuel Beça Múrias, da EB2,3 S. Julião da Barra e da Escola Secundária Sebastião e Silva.

Refira-se que, a conclusão desta obra assinala o termo da primeira fase do Plano Estratégico para os Equipamentos Educativos que resultou na construção de três novas escolas e na ampliação e na requalificação dos estabelecimentos existentes e na transformação radical da qualidade das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública concelhia