Município de Oeiras inaugura novo reservatório de água no Alto de Santa Catarina

Município de Oeiras inaugura novo reservatório de água no Alto de Santa Catarina

Novo reservatório tem capacidade para 7.500m3 de armazenamento de água. Total em todo o concelho é de cerca 70.000 m3

20 set 2023
  • viver
  • obras municipais
  • Ambiente
  • Sustentabilidade
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Imagem aérea do reservatório de água no Alto de Santa Catarina

Na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 17h, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar o novo reservatório de água do Alto de Santa Catarina, em Algés, que se junta aos seis já existentes na Figueirinha, Torneiro, Porto Salvo, Barcarena, Carnaxide e Alto de Leceia. O concelho de Oeiras tem agora uma capacidade total de armazenamento de água de cerca de 70.000 m3.

Além do novo reservatório, será também inaugurado o miradouro do Alto de Santa Catarina, um espaço de jardim com bancos e baloiços que permite desfrutar de uma vista panorâmica para a zona ribeirinha de Oeiras, o Farol do Bugio, o Geiser Marítimo de Paço de Arcos, o Passeio Marítimo de Oeiras e o Parque Urbano do Jamor.

O artista Tiago Hacke, especializado em pintura sobre a biodiversidade portuguesa, pintou um mural existente, acrescentando uma dimensão artística única à infraestrutura.

O antigo reservatório do Alto de Santa Catarina entrou em funcionamento em 1999 e era constituído por duas células com uma capacidade de armazenamento de 3 500 m3. Abastecia cerca de 8 000 habitantes, satisfazendo um consumo de 2 500 m3/dia nas zonas da Cruz Quebrada, Dafundo, Junça e zona Alta de Algés.

A construção do novo reservatório permitiu assim aumentar em mais 4.000 m3 a capacidade de armazenamento de água e dobrar a população abrangida, que passa a ser de 16.510 habitantes.

Através de cerca de 30 km de rede de distribuição de água, este reservatório tem capacidade para abastecer a zona da Cruz Quebrada, Dafundo, Junça, zonas Alta e Baixa de Algés, Av. da India, Jamor.

Futuramente, está prevista a construção do reservatório do Alto dos Agudinhos, junto à Cidade do Futebol, aumentando a capacidade de reserva para fornecimento de água em Oeiras para 80 000 m³.