Oeiras inaugura requalificação de talude e integração de área canina em Algés

Oeiras inaugura requalificação de talude e integração de área canina em Algés

18 jun 2012
  • obras municipais
  • Lazer
  • Investimento

A Câmara Municipal de Oeiras inaugura a obra de requalificação de talude e integração de área canina na Rua Vítor Duarte Pedroso, em Algés, no dia 18 de Junho.

Tratou-se de um investimento municipal de cerca de um milhão e 100 mil euros, que incluiu a remodelação do talude, a criação de estacionamento e o arranjo paisagístico, o qual incluiu a criação de um parque canino e de uma zona de estadia e contemplação.

O local de intervenção com uma área aproximada de 6 290m2 constitui uma área de enquadramento do Bairro do Alto do Formiga, confinando a Norte com a Quinta de Sto. António e o loteamento do Almarjão e a Nascente com o Alto de Algés.

A intervenção neste local teve como objetivo a criação de um espaço verde de carácter informal e polivalente, com possibilidade de usufruto pelos utilizadores de múltiplas formas, pretendendo por outro lado a estabilização e revestimento do talude envolvente. Na sua concepção esteve presente a criação de espaços de natureza mais reservada, como a mata de pinheiros mansos que gera um espaço singular, de características muito próprias, que permite aos utilizadores entrar numa zona verde, fechada e intimista onde é possível a abstração do meio urbano, mas também áreas de utilização mais activa, nomeadamente pela criação de três clareiras sucessivas, com espaços livres, abertos, luminosos e com vistas amplas sobre a envolvente. Para ligar todos estes espaços nasce um caminho direto que percorre o espaço no sentido Norte-Sul guarnecido de mobiliário urbano e ramificado por pequenos percursos secundários que transportam os utilizadores para o interior das clareiras.

Na clareira a sul criou-se uma área canina, para utilização livre pelos  animais permitindo a  prática de exercício. A área é vedada e equipada com mobiliário urbano, bancos para a estadia dos donos e postes de madeira para utilização pelos animais. No interior uma zona com um pavimento em seixo lavado, proporciona uma área atrativa para utilização pelos animais permitindo, por outro lado, uma fácil limpeza e higienização.

As duas outras clareiras funcionam como espaços de estadia e recreio livre. Tratam-se de espaços amplos e relvados o que permite uma utilização para lazer ou recreio, que pode passar por uma utilização passiva, de estadia e contemplação até à prática informal de jogos e desportos vários.