Uma nova organização dos areais, limpeza e desinfeção diária dos equipamentos e instalação de um sistema de semáforos e de sinalética são algumas das medidas de combate à COVID-19 que este ano serão implementadas pelo Município de Oeiras durante a época balnear, que arranca no dia 10 de junho. Ao todo, serão investidos cerca de 400 mil euros.
Congratulando-se pelo facto de ter mais duas Bandeiras Azuis (além das praias de Santo Amaro e da Torre, também Paço de Arcos e Caxias hasteiam o galardão), num total de quatro, Oeiras quer proporcionar o máximo de segurança e qualidade possível aos banhistas.
A atual situação de pandemia exigiu uma reorganização dos espaços de areal e a par da limpeza das praias, os equipamentos de apoio terão limpeza e desinfeção diária (passadiços e equipamentos de deposição de resíduos, entre outros)
Além do mais, este ano a Câmara Municipal de Oeiras decidiu, a título excecional, arcar com as despesas salariais dos 22 nadadores-salvadores, de modo a incentivar economicamente os concessionários e a garantir a segurança dos banhistas.
Atuando sempre de acordo e em consonância com as orientações da Direção Geral da Saúde e do Governo da República, Oeiras aderiu à utilização de semáforos, tendo adquirido um total de 12, que estarão colocados nas entradas das quatro praias e que alimentarão a App informativa sobre a lotação dos areais.
À chegada, os banhistas também irão encontrar painéis informativos, com a planta da praia e as novas regras de utilização.
Mas nem só de novidades será feito o verão em Oeiras. As pessoas com mobilidade condicionada vão continuar a poder tomar banhos de mar, em segurança, pois o projeto Praia Acessível será mantido na praia de Santo Amaro de Oeiras, nos meses de julho e agosto.
Também os Jovens em Movimento continuarão a marcar presença assídua nas praias, com as equipas a zelar pela limpeza e manutenção das praias e pela sensibilização dos utilizadores.