Oeiras poupa na iluminação pública e nos semáforos

Oeiras poupa na iluminação pública e nos semáforos

22 jun 2017
  • Ambiente
foto

Câmara Municipal de Oeiras vai proceder à remodelação do sistema de iluminação pública de alguns arruamentos e do sistema semafórico do concelho, em prol da eficiência energética.

Deste modo, serão substituídas algumas luminárias por outras mais eficientes - estas já equipadas com balastros eletrónicos que permitem reduzir o consumo em 40% - e nos sistemas de controlo de tráfego e peões proceder-se-á à substituição das fontes luminosas por tecnologia LED.

Para a realização desta empreitada, encontra-se a decorrer um concurso público, cujo preço base está definido em 349.455,83€, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor. Prevê-se que a obra arranque no início do verão, sendo que o prazo de execução é de 150 dias. Refira-se que o presente concurso tem também por objetivo maximizar a transposição para a escala local dos objetivos comunitários da chamada “Política dos Três Vintes”: chegar ao ano de 2020 ultrapassando a meta de mais 20% de eficiência energética, mais 20% de energias renováveis, e uma redução de 20% nas emissões de gases com efeito de estufa.

Os projetos de iluminação pública constantes na presente empreitada foram executados de acordo com o contacto prévio com a EDP, nomeadamente na obtenção dos respetivos estudos de redes. Foram posteriormente definidos os materiais e equipamentos que fazem parte do acordo de manutenção entre o Município e a EDP, e que cumprem, quer o Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética, quer as normas e regulamentos aplicáveis e em vigor.

No âmbito da iluminação pública eficiente contempla-se a implementação de sistemas de regulação de fluxo luminoso (mediante a instalação de balastros eletrónicos com regulação de fluxo) e a substituição de globos e de luminárias ineficientes ou com mais de dez anos por equipamentos cut off (de modo a minimizar a contaminação luminosa) e com melhor capacidade de reflexão.

Nos sistemas de controlo de tráfego está contemplada a substituição das fontes luminosas nos sistemas de controlo de tráfego e peões por tecnologia LED, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2.

A execução dos presentes investimentos justifica-se de modo a satisfazer os requisitos legais exigíveis para instalações deste tipo e ainda para promover a utilização racional de energia e melhorar a eficiência energético-ambiental em equipamentos de iluminação pública e das instalações semafóricas existentes.