Oeiras quer praias sem beatas

Oeiras quer praias sem beatas

19 out 2017
  • Ambiente
  • Lazer
foto

'Quebre o Hábito – Beatas são Lixo' continua a ser o mote da campanha de sensibilização com a qual o Município pretende alertar para os danos ambientais provocados pelo gesto – tão comum quanto impensado – de deitar para o chão as beatas de cigarro.

Com o início da época balnear, as atenções centram-se agora nos areais das praias do concelho, onde esta questão assume particular relevância.

Neste sentido, o Município disponibiliza cinzeiros de praia, apelando a uma mudança de atitude por parte dos veraneantes fumadores.

Para assegurar a limpeza do Passeio Marítimo e das praias, o Município conta com um veículo elétrico amigo do ambiente destinado à varredura mecânica e assegura a limpeza diária dos areais.

De assinalar que no decurso da última época balnear foram recolhidas 130 mil beatas das praias do concelho. 'Temos feito um esforço para mostrar aos munícipes que Oeiras limpa depende de todos nós. Se começarmos por alertar para as beatas, que demoram cerca de dez anos a degradar-se na natureza, já estamos a contribuir positivamente para o ambiente', saliento, a este propósito, o presidente da Câmara, Paulo Vistas.

A época balnear decorre até ao dia 17 de setembro.