Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário

Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário

17 set 2019
  • Apoio Social
foto

Oeiras vai ter mais duas entidades de Serviço de Apoio Domiciliário com horário alargado, passando a ter seis instituições que prestam este serviço até às 20 horas, sete dias por semana.

 

A cerimónia de assinatura de contrato para alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário decorreu no dia 29 de julho, com a presença do Presidente Isaltino Morais, no Gabinete da Presidência, localizado nos Paços do Concelho, em Oeiras.

 

Juntam-se ao projeto mais duas instituições: a Associação Médica Gerontologia Social e o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora de Porto Salvo.

 

A concretização deste projeto e a perspetiva do seu alargamento gradual a mais entidades, constituiu a estratégia do Município para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos munícipes, com particular enfoque para a população idosa em situação de parcial dependência.

 

A disponibilização do apoio domiciliário assume-se como uma peça fundamental nos desígnios municipais de promoção da autonomia e permanência no domicílio, representando um importante suporte aos indivíduos e famílias, no seu processo de envelhecimento que se deseja salutar e positivo.

 

Este projeto prevê um apoio municipal no valor de 2.000,00€ mensais a cada uma das entidades, para que possam abranger os seus utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, sete dias por semana, até às 20h00.

Em 2018, foi lançado um projeto-piloto de alargamento de horário do Serviço de Apoio Domiciliário em que participaram quatro entidades, nomeadamente a APOIO - Associação Solidariedade Social, o Centro Social Paroquial de Barcarena, o Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide e a Oeiras São Julião - Centro Solidariedade Social.