Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário com alargamento de horário

Oeiras reforça Serviço de Apoio Domiciliário com alargamento de horário

26 jul 2018
  • Apoio Social
  • Lazer
foto

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou ontem, em reunião de executivo, o apoio as entidades que asseguram o serviço de Apoio Domiciliário (SAD), em horário alargado.

Com este apoio as entidades passarão a garantir o horário das 08:00 às 20:00, todos os dias da semana, durante os 365 dias do ano.

Este apoio consubstanciou-se na atribuição de uma comparticipação financeira de 2.000 euros mensais, por entidade, perfazendo um total de 32 mil euros até ao final deste ano.

A concessão deste apoio extraordinário é mais um contributo para o cumprimento do objetivo primordial da permanência do idoso no contexto do meio natural de vida e pretende-se ainda contribuir para salvaguardar as necessidades básicas dos utentes e das suas famílias, representar um efetivo apoio aos cuidadores, contribuindo para a sustentabilidade das entidades que asseguram já esta resposta integrada, promovendo a possibilidade de mais entidades poderem implementar esta resposta junto dos seus utentes e, por fim, concorrer para a qualificação da resposta de SAD existente no território.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) constitui uma resposta social de prestação de cuidados e serviços às famílias e/ou pessoas que se encontrem em casa em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e tarefas diárias e não dispõe de apoio familiar para o efeito.

Os seus princípios assentam em contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias, para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar, para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, promover estratégias de desenvolvimento da autonomia, prestar cuidados e serviços adequados às necessidades, facilitar o acesso a serviços da comunidade e, por fim, reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

A medida, aprovada por unanimidade, prevê que seja implementado um projeto-piloto às quatro entidades que asseguram, atualmente, a resposta de SAD em modalidade alargada, de forma a abranger todos os utentes.Em Oeiras, existem 28 entidades com resposta de SAD, com uma capacidade para 935 utentes.