No dia 6 de julho, realizou-se o hastear das Bandeiras Azuis do Concelho de Oeiras, com a cerimónia oficial que decorreu na Praia de Paço de Arcos. Este ano todas as águas balneares foram galardoadas com Bandeira Azul, o que torna Oeiras no único município da AML com todas as praias oficiais com este galardão. Para além de Santo Amaro e da Torre, também as praias de Paço de Arcos e Caxias receberam esta importante distinção.
A época balnear em Oeiras iniciou-se no dia 10 de Junho, com um conjunto de novas orientações e regras face à Pandemia por COVID-19. Para cumprimento da legislação em vigor e por forma a garantir as melhores condições de segurança aos banhistas, o Município de Oeiras realizou um investimento superior a 450.000€ nas seguintes medidas:
Assistência a banhistas - através da contratação e pagamento integral dos salários de 22 nadadores-salvadores e todos os equipamentos necessários para o efeito, como por exemplo torres de vigia, Planos rígidos, Kits de oxigenoterapia e Desfibrilhadores automáticos externos;
Limpeza e desinfeção regular dos equipamentos e principais superfícies de contacto - tampas dos ecopontos, chuveiros, lava-pés, instalações sanitárias, papeleiras e corrimões;
Colocação de instalações sanitárias de apoio à prática balnear na Praia de Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias;
Instalação de um conjunto de painéis informativos nos parques de estacionamento e nas entradas das praias;
Sistema de semáforos e sinalética de contagem da capacidade de carga de cada praia. Este sistema estará ligado à App Info Praia e poderá a partir de casa consultar a ocupação de cada praia, mesmo antes de sair de casa.
Para que seja possível respeitar a capacidade máxima de cada praia, que garanta o distanciamento social de segurança, foram limitadas as entradas no areal através da colocação de baias.
Por outro lado, os parques de estacionamento informais, foram também fechados, como é o caso da Fontaínhas. No que respeita aos parques de estacionamento formais, foram limitados os dias de utilização, como é o caso do estacionamento do Jardim Municipal de Oeiras que estará encerrado aos fins de semana.