Orçamento participativo com 30 propostas

Orçamento participativo com 30 propostas

26 mai 2012
  • cidadania participativa
foto

Concluídas as primeira e segunda fases do processo de Orçamento Participativo de Oeiras (divulgação e apresentação e seleção das propostas), as 30 propostas mais votadas, na internet e nas cinco Assembleias Participativas que se realizaram em Algés, Queijas, Porto Salvo, Carnaxide e Oeiras, passaram à terceira fase, correspondente à análise da viabilidade técnica.

Essa apreciação será efetuada por uma equipa de avaliação multidisciplinar da Câmara Municipal de Oeiras, antes de serem submetidas à votação que decorrerá em outubro. Sendo esta a primeira experiência neste tipo de processo, os cidadãos responderam de forma positiva ao desafio, registando-se 1195 utilizadores na página da internet e mais de 100 participantes nas diversas Assembleias Participativas, submetendo um total de 135 propostas.

Deste total passaram para apreciação técnica as 30 propostas elencadas no quadro abaixo. O Orçamento Participativo é um processo que assenta na consulta direta dos cidadãos, com vista à definição de prioridades de investimento municipal, uma vez que lhes é dada oportunidade de identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de interesse para o concelho.

Neste sentido, os cidadãos aproveitaram este processo para participar, apresentar e defender ideias que consideram importantes e que contribuem para beneficiar o concelho e a qualidade de vida dos seus munícipes, estudantes, trabalhadores e visitantes.