A nova sede do agrupamento 1354 S. Julião da Barra, do Corpo Nacional de Escutas foi inaugurada no passado dia 26 de setembro, junto ao bairro da Medrosa, em Oeiras, proporcionado aos seus 147 elementos (crianças, jovens e adultos) um novo espaço, construído de raiz, dotado de área e conforto adequados ao desenvolvimento das suas atividades. O novo edifício, em madeira, tem cerca de 340 m2, com um piso térreo e uma mezzanine, dispondo ainda de uma torre de atividades que inclui uma parede de escalada.
A data de formação deste agrupamento, os Escuteiros de S. Julião da Barra, remonta ao ano de 2010 e desde então que utilizava as instalações do ex-Lar académico pertencente ao Instituto de Ação Social das Forças Armadas, IP. Na iminência de ficar sem instalações, e com a necessidade premente de terem um novo espaço para a sua sede escutista, contatou a Câmara Municipal de Oeiras que, além de ter cedido o terreno, em direito de superfície, comparticipou a construção do novo edifício em 85% do seu valor total, o que significou um investimento municipal de 235.363,00€.
De facto, Oeiras é o terceiro município a nível nacional com mais agrupamentos de escuteiros (14) e reconhece o papel do tecido associativo juvenil existente no concelho como mobilizador do desenvolvimento social e local junto das crianças e jovens, bem como na ocupação de tempos livres, voluntariado e educação não formal.
Assim, entende-se que este investimento municipal será um contributo fundamental nos processos de educação e socialização das crianças e dos jovens de Oeiras.