Placa comemorativa dos 45 anos da libertação dos presos políticos do Forte-Prisão de Caxias

Placa comemorativa dos 45 anos da libertação dos presos políticos do Forte-Prisão de Caxias

02 mai 2019
  • Lazer
  • Comunicação
foto

No âmbito das Comemorações dos 45 anos do 25 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai proceder esta tarde, ao descerramento da placa comemorativa dos 45 anos da libertação dos presos políticos de uma das prisões mais de temidas da ditadura, a de Caxias.

O evento conta com a presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e de Manuel Alegre.

Recorde-se que, desde março, o Município de Oeiras, em parceria com a plataforma cultural Gerador, tem vindo a dinamizar um vasto programa cultural, com iniciativas a decorrerem todas as sextas, sábados e domingos. Conversas sobre a liberdade (com músicos, chefs, comediantes, realizadores, etc.), concertos (Filipe Sambado e Joana Espadinha, Capitão Fausto, entre outros), exposições, arte urbana, mostra de curtas-metragens, ateliers de fotografia, ilustração e pintura, workshops artísticos e gastronómicos, visitas guiadas e teatro são algumas das muitas atividades disponíveis, todas com entrada gratuita.

Paralelamente, está patente, até dia 26 de maio, no Centro Cultural Palácio do Egipto, a exposição “Quando mudamos um país, ele muda-nos com ele”, com curadoria da historiadora e investigadora Raquel Varela. Desenhada para provocar sensações, “Quando mudamos um país, ele muda-nos com ele” clarifica os papéis dos intervenientes na Revolução de Abril e explica a centralidade de Oeiras na história nacional, através de testemunhos, imagens reais, documentos e objetos da época.

Pode consultar o programa completo aqui.

26 de abril (sexta-feira) | 16:00

Estabelecimento Prisional de Caxias - Reduto Norte