Praias de Oeiras distinguidas com Bandeira Azul

Praias de Oeiras distinguidas com Bandeira Azul

22 mai 2019
  • Turismo
  • Ambiente
  • Lazer
foto

Oeiras e o único município da Costa do Sol com praias distinguidas com a bandeira azul

As praias da Torre e de Santo Amaro, em Oeiras, vão ter em 2019, e pela primeira vez, Bandeira Azul. Ambas as candidaturas foram aprovadas por unanimidade pelo Júri Nacional, que é constituído por mais de 20 entidades públicas e privadas de prestígio.

Um dos critérios mais importantes na atribuição do galardão está relacionado com a Qualidade da Água Balnear. A mesma é analisada durante cada época balnear através das análises oficiais. No ano de 2018 as praias da Torre e Santo Amaro apresentaram qualidade excelente (valor máximo possível) o que aliado ao facto de se cumprirem ou superarem todos os outros critérios para atribuição deste galardão, como é o caso da quantidade, qualidade e diversidade de atividades ambientais (Ex: Quebre o hábito – cada coisa no seu lugar e o das beatas não é no mar), a segurança para utentes e a acessibilidade.

A atribuição do galardão em 2019 às praias da Torre e Santo Amaro vem demonstrar que o Município de Oeiras continua a trabalhar diariamente para ser uma referência nacional e internacional na qualidade do espaço público que disponibiliza, quer aos seus munícipes quer aos seus visitantes.

O Município de Oeiras vê desta forma reconhecido um trabalho de quase duas décadas tanto na orla marítima como na sua rede hidrográfica, que influencia fortemente a qualidade das águas balneares onde, hoje em dia, já se podem observar com regularidade espécies endémicas que há poucos anos se julgavam extintas.

Em 2020, é intenção do Município concorrer com mais praias a este galardão, de forma a aumentar a qualidade das praias de Oeiras e da Costa do Sol.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.