Programa de Escolas do Instituto Gulbenkian de Ciência visita Escola Básica Gomes Freire de Andrade
O Programa de Escolas do Instituto Gulbenkian de Ciência visitou a Escola Básica Gomes Freire de Andrade nos dias 9, 14 e 16 de fevereiro.
O Programa de Escolas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) visitou a Escola Básica Gomes Freire de Andrade nos dias 9, 14 e 16 de fevereiro. No total, foram abrangidos 116 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade.
No dia 9, Renata Cunha e João Coelho, do Laboratório de Biologia Celular e Morfogénese, desenvolveram atividades práticas que ajudaram a despertar a curiosidade das crianças sobre como se formam os nossos órgãos.
No segundo dia, com duas atividades sobre organismos modelos dinamizadas por Sophie Dias, do Laboratório de Regulação do Ciclo Celular do IGC, cada criança pôde observar com uma lupa binocular plantas que cresceram em diferentes condições de luz e moscas-da-fruta em diferentes estádios de desenvolvimento. Em simultâneo, todos os alunos tiveram a oportunidade de participar em várias atividades relacionadas com estes organismos.
No último dia da visita, foi a vez de Lounès Chikhi, investigador principal do Laboratório de Genética de Populações e da Conservação, e Inês Carvalho, do mesmo laboratório, mostrarem através de vídeos e imagens sobre como é que se estudam lémures em Madagáscar e golfinhos no Sado.
A curiosidade despertada nas crianças foi tanta que a atividade se prolongou muito para além do previsto, pois estavam sempre a surgir novas perguntas sobre como é estudar estes simpáticos animais em sítios tão distantes.
No final, o Programa de Escolas do IGC agradeceu a disponibilidade a cada um dos cientistas que disponibilizou o seu tempo para inspirar estas crianças.