Programa Oeiras Solidária - 10 anos

Programa Oeiras Solidária - 10 anos

15 abr 2014
  • Apoio Social
foto

A Câmara Municipal de Oeiras, consciente do dinamismo do tecido empresarial concelhio e das necessidades das instituições sociais locais implementou, no ano de 2004, o Programa Oeiras Solidária. Trata-se, sinteticamente, de uma plataforma que promove o encontro entre os recursos do tecido empresarial, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social corporativa, e as necessidades dos agentes locais.

De uma forma geral, o programa tem potenciado a incorporação da temática da Responsabilidade Social Corporativa na lógica de relacionamento entre o Município, as empresas e os agentes locais. Enquanto conceito onde as empresas integram preocupações sociais e ambientais nas suas operações de negócio e na sua interação com os parceiros, numa base voluntária, tem permitido suportar não só a atua- ção camarária, através do apoio ao desenvolvimento de projetos, como tem representado um apoio efetivo a necessidades e iniciativas da responsabilidade de entidades locais.

O Oeiras Solidária arrancou, em 2004, com 15 empresas. No final do ano de 2013 contava já com a participação de 84 entidades (empresas, institutos públicos e fundações). Pelo lado dos agentes locais tem-se verificado um esfor- ço notável no sentido de envolver atores com intervenção nos domínios social, ambiental, desportivo e educacional, entre outros. Em média são recebidas, anualmente, entre 25 a 30 candidaturas formais, número que aumenta se considerarmos os pedidos pontuais. As solicitações concentram-se no apoio financeiro, de bens e produtos, voluntariado, emprego e formação, apoio logístico e consultoria. Na prática realça-se a efetivação mais predominante de apoios em bens e produtos, voluntariado empresarial e donativos financeiros. Os dados dos últimos anos apontam para uma média de 70 a 80 apoios concedidos por ano, integrando-se nestes dados o suporte a projetos camarários. No ano em que se assinala o décimo aniversário de criação do programa Oeiras Solidária perspetiva-se uma reestruturação que permita, no essencial, sensibilizar as empresas aderentes para ações de responsabilidade social mais concertadas, ultrapassando o caráter pontual dos apoios de modo a potenciar os seus impactos. Entendem-se como ações mais proveitosas para as empresas e para as instituições aquelas que promovem uma ligação mais permanente ou cujo resultado tem um efeito não só imediato mas que se perpetua no funcionamento da entidade beneficiária.

Aproximar a responsabilidade social a níveis de coordenação e colaboração mais coincidentes com o conceito de empreendedorismo social, onde as empresas, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social, olham para os problemas sociais e com base na sua área de negócio, criam uma solução, que não sendo o seu objetivo comercial, resolve ou minimiza os problemas diagnosticados. Este é o desafio do Município no momento em que se cumprem dez anos de Oeiras Solidária.